domingo, 4 de abril de 2010

+ O lugar esquecido.

Hoje o post é grande, quero escrever aqui sobre coisas que eu tomei o conhecimento.
De nada mais serve o blog, se não para desabafar não é mesmo? Pois bem...
Semana passada, precisavamos de uma idéia para um trabalho da matéria de PTC ( Projeto tecnico cientifico) Nosso grupo teve uma excelente, uma matéria sobre a represa billings - SP. Após muitas pesquisas na internet, achei essas informações : A represa Billings  é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. 
Acompanhada dessas fotos:

 


Pensei : esse trabalho vai ser SUPER legal, super fácil. Recentemente até ví, algumas propagandas na televisão , do estado de SP, "trabalhando" na reconstrução da Billings, mostrando essas imagens antigas lindas, e me impressionei, como pode em são paulo existir um lugar tão lindo?
Pois é, até fiquei sabendo de um tal de ECOPONTO, onde os moradores jogariam lixo em um lugar, e a prefeitura de SP passaria todas as semanas para RECOLHER este lixo. 
No dia 1/de abril , resolvemos ver de perto, e fazer algumas entrevistas com os moradores da região, para saber o que eles acham, como vivem, e o que o governo está fazendo pela população que mora perto da Billings, até mesmo, como funciona o ECOPONTO. 
Só que no lugar de todas essas coisas que descrevi acima, foi isso que eu vi: A represa Billings, é uma ilha de lixo. Sim senhores. Dentro da água o que tinha era SÓ lixo. Peixes mortos. Aves morrendo de fome. A situação era tão extrema, que, ao tentar chegar perto, não tinhamos ao menos noção de quando começava a água, e podiamos cair a qualquer momento.                                                                                                    

                                                                      


No parque construido pela prefeitura de SP, que seria de uso das crianças, só ficam catadores de lixo os que aguentam o cheiro e latinhas, (o que não falta)  
Nesta semana de chuvas, uma das calçadas que separava a Billings de uma avenida super movimentada, inclusive por crianças despencou, e o risco é MUITO ALTO.
O material que seria usado para fazer esta calçada foi jogado na represa pelos próprios funcionários.

Me espantou e chocou quando conversei com um homem que construia a calçada com uma inchada. Perguntei o que ele fazia, e ele me respondeu: "Os governantes não ligam para a população. Já que é assim, eu mesmo construirei a calçada".
Também notei quando dois homens conversavam sobre dois cavalos mortos, dentro da represa olha a calçada de novo e pude perceber que em cima da represa havia ao menos uns 50 pássaros negros urubu o que significa que alí, já havia virado um gigantesco cemitério.

AHÁ, E AGORA VOCÊS DEVEM ESTAR SE PERGUNTANDO, E O TAL DO ECO PONTO? AQUELE, LÁ ?

Sim, eu fui visitar o ecoponto. É uma placa escrito ecoponto, e como era de se esperar, com muito lixo... Lixo que já fica por alí a um ano OU MAIS! Que foi abandonado pelo prefeito, e que ainda está sendo.
Não, a coleta não existe. Aliás o ecoponto é na beira da represa, e o lixo que a população está jogando, está caindo de novo na represa de que adianta, um dia o lixo tem que transbordar não é mesmo?


Está entediado na sua vida, ser humano?




Um comentário:

  1. Pois é, o governo de SP não se preocupa em fazer algo, e quando o fazem, fazem um trabalho porco e imundo.
    Nosso trabalho é ir atrás destes governantes e exijir uma solução, mas deve ser algo em que muita gente faça partes, senão nem adianta chorar.

    Belo post, by the way =D

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).