sexta-feira, 2 de julho de 2010

+ Finalmente me manisfestando


sobre a seleção Brasileira.
Sim, eu estava esperando esse momento , em que todos agora são anti-brasileiros e anti-patriotismo para me manifestar.
Só para começar: Eu sei que este post todo mundo vai fazer. Mas não neguem, vocês não podem dizer : "eu sabia" nem torcer pra Argentina agora. TODOS FICAMOS UM TANTO QUANTO TRISTES. Ninguém "não torce" para a seleção Brasileira.
Porém, todos viramos patriotas durante a copa. Amanhã, as bandeirinhas não vão estar mais nas ruas! As camisas da seleção vão sumir, e eu pergunto : Para que? Criticamos tanto a Argentina, mas eles amam o país deles, não só em época de Copa do mundo.
Sabe, hoje depois do jogo, eu dei a cara a tapa de andar com a camisa da seleção nas ruas. O que eu mais via era : gente chorando, alguns prometendo matar o dunga, outros jogando a culpa no Felipe Melo. "Quando a seleção Brasileira perde, é sempre culpa de um dos jogadores, e nunca por mérito da outra seleção" ouvi dizer de um menino inteligente.
Pois bem, passei por uma viela e vi um mendigo jogado no chão. Ao contrário de todos, ele não chorava (embora tivesse motivos para isso). Ele não estava decepcionado como eu. Não estava triste como eu e metade da população Brasileira. Ele estava calçando suas botas sujas. E parecia estar pouco preocupado se a seleção havia ganhado, ou perdido. Por um instante, pensei em dizer: "Ei, o que há com você? Não vê que a seleção acabou de sair da copa? Não vê que destruiram nossos sonhos? Levanta daí cara!". Mas depois de analisar, percebi que ele, em sua vida mediocre, estava bem melhor que eu. Ele não estava decepcionado, nem um pouco balançado. 
Continuei a observar, aquele homem de pele negra, com a cara larga, barba e vestes sujas. Ele pouco se importava: continuava jogado no chão, olhando pro céu, ajeitando as botas rasgadas, parecia olhar dentro do furo da bota, o seu dedo do pé. Ele me chamava a atenção. Como pode, alguém em meio a confusão, estar tão tranquilo?
Passei por ele ainda um pouco chocada. Até que, já longe, meus ouvidos escutaram alguém dizer: "O Brasil perdeu!" . Olhei para trás, e percebi que alguém não refletiu antes de falar com ele, assim como eu fiz. A ultima coisa que os raios sonoros transmitiram para o meu ouvido foi : "Perdeu o que? O futebol? Há, isso não é nada." E não era nada mesmo.

6 comentários:

  1. Jogo é jogo. Perder ou ganhar faz parte. Você mostrou grandiosidade ao contemplar o mendigo. Imagine contemplar a parte financeira dos nossos jogadores? Será que valeria a pena?
    Um Abraço! Você foi muito feliz no post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...adorei o post, concordo plenamente com você..Até iria escrever sobre isso ^^

    ResponderExcluir
  3. Perder ninguém quer né... mas faz parte. E se o mundo não acabar em 2012, tem 2014 pra tentar de novo. Perdi meu infinity da Tim, uma pena...
    Beijos, querida ^^

    ResponderExcluir
  4. "Porém, todos viramos patriotas durante a copa. Amanhã, as bandeirinhas não vão estar mais nas ruas! As camisas da seleção vão sumir, e eu pergunto : Para que? Criticamos tanto a Argentina, mas eles amam o país deles, não só em época de Copa do mundo."

    Concordo plenamente com esse trecho. Odeio esse patriotismo barato brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. No meu album continuará faltando uma figurinha, ainda bem.

    ResponderExcluir
  6. Sim, como você já leu AIUAEHUI também acho ridículo. Eu sofro por futebol, sofro mesmo... Sou torcedora fanática do Grêmio. Já chorei tantas vezes em derrotas, eliminações... E não foi diferente hoje. Mas durou tão pouco. Como já falei, futebol é um esporte, e esportes são imprevisíveis. E enquanto houver fome, preconceito, violência... o futebol continuará tirando minhas lágrimas durante nada mais que alguns minutos.

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).