sábado, 4 de setembro de 2010

+ Ônibus e suas teorias



Agora como todo trabalhador brasileiro, passo a tarde num busão, este não muito lotado pois trabalho meio período e não pego nenhum horario de circulação alta. Podem me chamar de louca, mas eu não reclamo de ter que ultilizar o transporte público, sou Paulistana da gema, talvez por isso eu ache um tanto quanto normal essa vida de ônibus à escola, casa, e trabalho.
Não sou sociável, muito menos em um ônibus. Sento no banquinho de uma pessoa só, e se esses estão ocupados, sento sempre no vazio, do lado da janela, para não atrapalhar o próximo viajante que queira sentar-se.
Um dia de calor, estava sentada num banco de uma só pessoa, lendo meu livro do grande Machado de Assis, com uma caneta vermelha prendendo o cabelo para trás e vestida em social preto e branco, quando observei que no banco do lado (de duas pessoas), havia uma menina, toda colorida e sorridente, lendo um livro grosso entitulado "Lua Nova". Não demorou muito para que outra sentasse do lado (não menos colorida que a primeira) e perguntasse: "VOCÊ CURTE A SAGA CREPUSCULO?". As duas trocaram msn/orkut/twitter/facebook (tudo menos blog), fizeram-se amigas, e se amaram.
No dia seguinte, a mesma menina sentava no banco de dois, colorida como sempre, lendo o mesmo livro, e eu lendo Machado de Assis em sua direita no banco de uma só pessoa. Foi quando um menino entrou no onibus e disse a mesma coisa: ''VOCÊ CURTE A SAGA?" Os dois fizeram-se amigos, não diferente da primeira vez.
Pois bem leitor, veja que eu, anti-social e quase sem amigos, que critica quase tudo e não tem muita facilidade em fazer amizades, quando vê uma cena como essa se repitir, pensa que poderia se vestir um pouco mais em cores, ler quem sabe um livro mais popular e ser mais "moda" ou "modinha" (chame do que quiser). Mas qual será a definição que se dá para amigo? Será que amigo vai gostar de mim mesmo que eu leia coisas que só eu entenda, vista o que ninguém usa, e não tenha medo de falar? Eu sei lá, prefiro ler Machado de assís.

A vida é assim mesmo. Coisas que todo mundo gosta: MENOS EU.

9 comentários:

  1. Que bom que você voltou! Você é muito importante para nós todos!
    Estou de pleno acordo com você.
    Gosto muito do “buzão”. Ali consigo me entreter diariamente com novas pessoas. Entender a realidade do comportamento humano. Se eu usasse o carro, passaria a maior parte do tempo me estressando diante do trânsito louco.
    Adoro ler Machado de Assis. Machado de Assis transportava para o livro a realidade do seu povo, da sua época, num português dito corretamente. O incrível é que ler Machado dá a impressão que nada mudou no mundo. Ele falava uma linguagem, como se fora de hoje mesmo.
    Você está no rumo certo. Continue escrevendo e lendo o Grande Machado de Assis.
    Obrigado por sua companhia entre os nossos blogs.
    Beijos!...

    ResponderExcluir
  2. A moda agora é ler livros sobre vampiros adolescentes (e não só Crepúsculo, existem muitos sobre o mesmo tema). Acho tão sem graça essas estórias água com açucar colorida que essa garotada gosta, coisas sem pé nem cabeça, sei lá. Prefiro os bons e velhos clássicos, que te fazem pensar e desenvolvem seu lado crítico.
    Quanto ao mode de se vestirem, por algum motivo, sempre que vejo um grupo de pessoas com calças coloridas, lembro daquelas balinhas de goma, ou jujubas. Embora sejam coisas bem distintas, já que as balinhas são boas.

    ResponderExcluir
  3. Eu li 2 livros da saga e não achei tudo isso que falam por ai , tanto que não li os outros . Mas não critico o livro , pois assim como milhões de outros livros , se trata de uma história de fantasia² + realidade .O que realmente acho absurdo é a construção de uma amizada assim tão fajuta e superficial . A amizade real sabe conviver com desafios e diferanças .

    ResponderExcluir
  4. Tenho que usar minha sinceridade, gosto da saga sim. Mas também gosto de outros livros e autores. Acho que essas pessoas que você observou não são amigos, pra a definição de amigo está muito distante de se encontrar com um desconhecido e se tornar amigo dele simplesmente porque ele curte um livro que estou lendo.

    ResponderExcluir
  5. É, você é bem eu mesmo como suspeitei. Também não sou chegada à saga. Só li o primeiro livro e achei uma palhaçada com a lenda vampírica. E nessa coisa de gostar do que quase ninguém gosta, tenho experiência. Por isso que quando aparece alguém que gosta de música clássica, por exemplo, me sinto menos só no mundo.

    beijos, coração.

    ResponderExcluir
  6. Srta
    Você não existe!!!
    Foi feita por encomenda!!!!
    Bjos
    Laurinha

    ResponderExcluir
  7. Srta
    Você não existe!!!
    Foi feita por encomenda!!!!
    Bjos
    Laurinha

    ResponderExcluir
  8. Srta
    Você não existe!!!
    Foi feita por encomenda!!!!
    Bjos
    Laurinha

    ResponderExcluir
  9. Livros, são livros.
    Costumo dizer que sou grata a J.K. Rowling, autora da série Harry Potter, bem como a Stephanie, a autora da saga Crepúsculo, afinal querendo ou não, elas fizeram milhões de jovens lerem milhões de páginas, e para o mundo digital, em que a tecnologia fala muito mais alto, isso fez grande diferença.
    E penso, comecem do pior e evoluam para o melhor: Machado, Clarice, Moraes.
    E quanto a amizade: isso não é amizade. Não vamos deixar que banalizei um conceito de amor e sinceridade como este.
    Beijos.
    Segue lá.
    <3

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).