terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Memória e cultura afro-brasileira.



Na faculdade onde eu estudo existe uma coisa hiper mega interessante que se chama "Eletiva Cidadã"; É uma matéria que você pode escolher nada a ver com o seu curso só pra tipo te "distrair", embora a Universidade Metodista diga que é formar "bons cidadãos" o propósito. (coitados, eles acham que isso adianta). Enfim, é modelo das universidades americanas sabe? (alguém já assistiu um filme que isso acontece?).
Enfim. Eu gosto mesmo da eletiva. E esse semestre eu escolhi "Memória e cultura Afro Brasileira e Indígena". Particularmente um tema que eu amo, acho que por causa da linda da Juliana Ramos (professora de história do ensino médio). O fato é que, boa parte das pessoas acham que não é importante estudar um tema assim, que o Brasil não é uma país "preconceituoso".Ai começa toda aquela discussão sobre o sistema de cotas, etc.
Talvez tenha muita gente aqui no blog que ache que não somos preconceituosos. Tem muitos exageros que eu também concordo, como blogueiras postarem que blogueiras negras são discriminadas. Poxa, se você é negro deveria ter orgulho e não tentar justificar a sua "ausência de visitas" pelo fato de ser negro (?).
Um dia eu estava em uma festa com o meu namorado (negro) e com a minha mãe, e uma mulher disse pra ela "você já conversou com a sua filha de como será os filhos dela?" se referindo a cor do meu namorado. Isso me deixou chateada quando minha mãe me disse, chateada com meu país mesmo, tanto que só fui comentar com ele o que aconteceu pra minha mãe sair da festa um ano depois.
Não tive a chance de responder essa pergunta, mas se pudesse diria: Sei como os meus filhos serão! LINDOS! e minha filha vai ter um black power maravilhoso, que eu ainda vou por uma florzinha laranja florescente de lado no cabelo e um vestidinho florido. Se for menino eu vou fazer um enraizado e ele vai andar de boné e mocassim. Vai ser lindo até se for azul, se vocês querem saber.
Teve também outra vez em que uma menina que eu não via a muitos anos me perguntou como "era ficar com um negro". Eu respondi "qual é a diferença?" e ela disse "sei lá, achei que negro tivesse o sangue azul". Sinceramente eu nem respondi porque nessa altura da minha vida eu já aprendi que tem coisas que quanto mais mexe, mais fede, e tem gente muito ignorante no mundo.
Enfim, muitas expectativas em relação ao começo do ano/eletiva/matérias novas. 2° ano da faculdade, lá vou eu.

30 comentários:

  1. cara no país que a gente está todo misturado o pessoal ainda ter preconceito é a maior burrice que eu já vi.
    mas infelizmente no brasil o pessoal é mt preconceituoso.

    ResponderExcluir
  2. Aff, não sei nem o que comentar num post desse. Acho que principal: todos somos humanos. (ponto) Realmente importa cor?
    E sim, o Brasil é MUITO preconceituoso, quem nega isso vive na lua, só pode.

    ResponderExcluir
  3. Preconceito está não apenas em nossas palavras, mas em ossos atos, palavras e PENSAMENTOS! Gente, sempre temos algum preconceito, mesmo que alguns sejam bobos e nem sejam por pessoas. Tem o preconceito por certas marcas de roupa, esse tipo de coisa.
    Mas preconceito é para os idiotas, principalmente quando se tratando de idosos, crianças, gays, enfim, de humanos!
    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente hoje em dia as pessoas pensam que tudo é preconceito, mas quando é de verdade, eu discordo completamente. Já gostei de um menino, que era muito negro. E sim, já me falaram coisas do tipo. Me pergunto porque ainda existem pessoas assim, tão antiquadas. Fala sério, as pessoas tem que saber a hora de se calar, já que são preconceituosas dessa maneira.

    Burnny

    ResponderExcluir
  5. Besteira esse negocio de preconceito
    A gente é mais misturado do que tudo
    Não existe mais ninguem 100% por aqui
    E amei a foto

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha só o mundo em que vivemos, onde nascemos ouvindo que não se deve ter preconceito, e ainda tem gente que tem. Acho algo tão estupido!

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que o Brasil devia ser o País que não houvesse esse preconceito racial já que é totalmente feito de misturas e que a maioria é negro. Eu sou negra é tem pessoas que tem um certo preconceito, eu conheci uma menina que praticamente toda a família dela era racista, ai quando ela me viu ela fazia certas perguntas que eu considero estúpidas e as vezes ela nem queria chegar perto de mim, então com o passar do tempo ela viu que era normal e depois ficava falando coisas como sua cor é linda ou eu quero ter sua cor quando eu crescer, eu acho que o preconceito vem da a crianção da pessoa.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Srt! Vc faz Metô! Divertido! Sabe esse assunto é muito complicado. Imagino que não seja o caso na faculdade, mas sei que nas escolas públicas existem materias que os professores tem que passar paraa os alunos sobre a cultura afro, e esse material tem coisas absurdas e mentirosas, como se fossem melhorar a história negra no Brasil!hunf! Eu penso em ter um filho negro, adotado, pq o Lê é branquelo, e penso exatamente isso, que ele vai ser o mais estiloso!!!rsrs mas sei que isso tb pode chocar as pessoas de alguma forma por preconceito... Qnd será que isso vai parar???

    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua postagem
    Preconceito é uma coisa bem chata de se falar, porque infelizmente ainda existe muitas pessoas assim.
    E que cara de pau a mulher perguntar se você sabe como vai ser seus filhos porque seu namorado é negro, é complicado demais, algumas pessoas acham que as pessoas negras são diferentes das outras, mas a unica coisa diferente é a cor de pele, fora isso somos todos iguais. :/
    E também existe esse preconceito com pessoas brancas eu que sou negra, namorei uma garoto branquinho sabe e todo mundo fala, todo mundo comentava como se isso fosse a coisa mais estranha do mundo, é muito tenso isso viu.
    Tomara que um dia isso mude.
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá flor! A matéria da facu deve ser ótima...Aii essa menina fofinha é linda demais (da fotinha da postagem). Infelizmente tem pessoas que nem ao menos merecem uma resposta mesmo...são ignorantes só pelo pensar. Não dá ouvidos para elas...nem sabem valorizar o respeito e caráter na vida.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, isso é verdade. O Brasil é um país com muita diversidade cultural e mesmo assim sofremos preconceito por uma série de coisas...O incrível é quando esse preconceito vem de pessoas daqui, com sua mesma origem. Triste, triste demais.

    Baci!

    C.F.H.

    ResponderExcluir
  12. Sério que essa mulher perguntou isso pra tua mãe?? Gente, que absurdo! Somos um país preconceituoso sim, o problema é que as pessoas conseguem mascarar seus preconceitos como se não tivessem um pingo de sangue negro/indígena correndo em suas veias. Gente assim é patética. Somente.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, o Brasil está cheio de gente preconceituosa e ignorante. Ignorante, principalmente, por ignorar que não somos "feitos" de apenas uma cultura, mas de uma miscigenação de povos de todas as partes do mundo. Tento ignorar esses tipos de comentários, porque pessoas assim são dignas de pena.
    P.S. Sou apaixonada por negros! São uns lindos, rs. Ainda me caso com um.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que desnecessário o comentário dessa mulher!! Sério, quem ela acha que é pra dizer aquilo pra tua mae?! Ridícula!

    OLha, infelizmente eu concordo com vc e ainda acho que o brasil é preconceituoso, mas tenho esperança que aos poucos isso vai mudando.

    Beeeijao :*

    ResponderExcluir
  15. a sua resposta teria sido perfeita!! pena que não respondeu pra moça na hora rss adoraria ter visto a cara dela :D e vc teria razão! Com certeza serão lindos!! <3
    E como estudante de história indígena (na verdade estudo o processo de tradução cultural no séc XVII, mas enfim...), sei como é importante discutir essa coisas ;)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Vir aqui nos comentários e xingar essas pessoas que discriminaram o seu namorado è burrice eu rezumeria elas em uma palavra ingenuidade, porque è como dizem educação evem de casa, se eles falam isso, è pq provavelmente os pais falavam disso, ou sla algo no timo mas achei idiotice da parte deles simm, babaquice na vdd

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ótima escolha de matéria extra na faculdade! Já vi isso em filmes sim, aqueles americanos. hahahahahaha

    Sobre teu texto:
    "Não tive a chance de responder essa pergunta, mas se pudesse diria: Sei como os meus filhos serão! LINDOS! e minha filha vai ter um black power maravilhoso, que eu ainda vou por uma florzinha laranja florescente de lado no cabelo e um vestidinho florido. Se for menino eu vou fazer um enraizado e ele vai andar de boné e mocassim. Vai ser lindo até se for azul, se vocês querem saber."
    Achei lindo.
    Tá certo, oras! Essas coisas são tão claras na minha mente. Tipo, é todo mundo igual. Ponto. Pra quê existe tanta gente babaca assim?
    Sei lá. Vai saber.

    ResponderExcluir
  18. É extremamente válido agarrarmos certas oportunidades... neste caso seria a disciplina, que com um tema interessante tem, entre tantos outros objetivos, abrir mais a mente das pessoas para uma temática dessas. É muito frustrante ver que em pelo século XXI o preconceito ainda mantêm-se vivo de uma forma tão absurda... e, às vezes, quando tentamos argumentar, as coisas só pioram (como você mais ou menos disse). Acho que as pessoas limitam-se a olhar as situações através de outras perspectivas. Uma pena...

    Ai se pudéssemos mudar o mundo, rs...
    Ameu a postagem.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Na verdade o Brasil é um dos países mais preconceituosos! As pessoas dizem que não, mas ainda assim atravessam a rua quando veem um negro e até evitam usar a palavra. Para não dizer nos orfanatos nas quais as crianças que "ficam para trás" geralmente tem essas características.
    Infelizmente algumas coisas estão tão enraizadas em nós que acabamos cometendo o preconceito :/ Acho que a melhor forma de evita-lo é deixando as primeiras barreiras de lado e socializar com essa pessoa. Não tem melhor maneira de descobrir o quão errados nós estamos :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    P.S.: Em um futuro (próximo ou distante) quero ver as fotos dos seus filinhos cutes com uma florzinha laranja florescente e boné e mocassim.

    ResponderExcluir
  20. Eu não to acreditando nessas coisas que a mulher peguntou pra sua mãe e que outra menina te disse. Incrível como tem gente "pré conceituosa".
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Não acho que não exista diferença, acho justamente o contrario, não sei porque só falar de preconceito com negros se existe mil tipos de preconceitos

    ResponderExcluir
  22. gostei muito desse post flor. No meu colégio todo ano tinha um projeto voltado a esse tama, e eu acho que devemos fazer isso sempre, é incrível como pessoas ainda veem as coisas desse jeito e como ainda tem gente preconceituosa.

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu acho preconceito medíocre, principalmente o racial. Eu também tenho preconceitos, mesmo que eu não perceba, de qualquer forma eu sou medíocre. Mas o preconceito racial é tão podre. Mais podre ainda é gente que acha que eu "devo" me diferenciar dos negros só porque eu sou branca, hahaha. Ai ai ai, mal sabem que eu sou neta de negros e que a minha madrinha é a morena mais gata do mundo u-u

    beijos,
    http:/bruguelabranquela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Na minha faculdade não tem isso de escolher, mas aprendemos muitos sobre a cultura negra semestre passado e fiquei apaixonada! Não tinha preconceito, mas desconhecia muita coisa. Estudá-los fez entender sua cultura. Infelizmente, ainda tem muito preconceito por aí ): seria bom se cada um não julgasse o outro por raça, cor de cabelo, modo de se vestir, etc. E falando em estilo, os negros tem um estilo que acho lindíssimo!

    ResponderExcluir
  25. Acho um absurdo que em um país miscigenado como o Brasil ainda haja preconceito racial.. Um país onde todos são fruto de uma grande união de raças não deveria ser assim.. Louvável essa iniciativa e deveria ser copiada por todas as outras universidades..

    Bem, queria falar que fiquei sinceramente encantada pelo teu blog, a começar pelo nome.. A hora da estrela é um de meus livros favoritos.. Parabéns pelo blog, linda!
    Beijos*:

    ResponderExcluir
  26. achei interessante essa ideia de escolher uma materia diferente do curso,
    nao sabia que existia isso aqui no Brasil, pelo jeito preciso me atualizar ^^

    Parabens pelo post,
    foi bem util e agradavél de se ler.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, até eu fiquei chateada com os comentários das pessoas que você citou aí no post. Chateada com a mentalidade pequena das pessoas e com o fato delas nem perceberem isso. Também adoro e acho muito importante conhecer a raiz das culturas! Principalmente uma cultuar que se incorpora tanto ao nosso dia a dia como a africana. Que bom saber que, a despeito de tantas pessoas ignorantes que exibem suas opiniões preconceituosas disfarçadamente por aí, também existem pessoas esclarecidas como vc! Parabéns pelo post, achei lindo! :D

    ResponderExcluir
  28. Sabe, eu como negra, sei exatamente do que você fala. Quando eu era menor, eu sofria muito. Primeiro porque eu me comparava demais com as minhas amigas, que por coincidência, eram todas branquinhas e com o cabelo liso. Com cinco anos já tinha feito a minha mãe alisar meu cabelo, que era muito grande, em muita quantidade, muito cacheado e muito lindo também; mas essa ultima parte eu não reconhecia. Até hoje uso o cabelo liso, mas é porque eu realmente teria muita dificuldade em mudar agora. Hoje em dia, que cabelo afro tá na moda, o que eu mais ouço é "Noossa, você ia ficar linda com seu cabelo natural", da mesma forma que antes eu me senti pressionada a deixá-lo liso. Mas isso não importa. Agora eu AMO mesmo ser negra. Amo a cor da minha pele, meus traços, até meu cabelo alisado, porque é muito difícil de manter, haha. Meu namorado também é negro, e no início acharam que fôssemos irmãos, acredita? É assim mesmo... e nos adaptar com o pensamento alheio, sem desmerecer o seu é a forma mais saudável e segura de ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sou apaixonada por tu, neguinha. Você é muito linda falo mesmo. kkkkkkkkkk
      Amo uma negra que assume seus cachos, mas por incrível que pareça gosto do seu cabelo liso.

      Excluir
    2. Ah Mona, assim você me deixa até sem graça! @_@ Obrigada! <3

      Excluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).