sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O pagador de promessas (4/13)


Dias Gomes narra nesta peça de renome internacional o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feira a Iansan em um terreiro, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sete léguas, com o objetivo de depositá- la no interior da igreja de Santa bárbara, em Salvador. Iansan, santa umbanda, se confunde com Santa Bárbara na visão popular,  motivo mais que suficiente para que as autoridades da igreja se opusessem à entrada do herói no sagrado recinto. Zé-do-Burro não esmorece e promete não sair da igreja até que o padre o deixe entrar com a cruz. Sua obstinação, sua fé, conduzem a um dos mais empolgantes desfechos do teatro contemporâneo - e universal. O Pagador de Promessas: serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.
O pagador de promessas foi o 4° livro dos 13 que quero ler nesse ano, o que já deu pra perceber que é possível que eu ultrapasse essa marca, claro. Devo dizer que o livro me agregou bastante, mas não superou nenhuma expectativa, infelizmente.
Veja bem: eu queria ver o filme, ÚNICO brasileiro a ganhar o prêmio palma de ouro, então é CLARO que o filme é bom.Várias pessoas me recomendam, enfim. E eu não sou ninguém para julgar uma obra de Dias Gomes tão aclamada quanto essa, então isso não é uma crítica, é uma humilde opinião.
O livro tem reflexões maravilhosas, e continua sendo muito atual. A imprensa "carniceira", as pessoas se aproveitando de inocentes, a igreja que é intolerante, etc.

Eu não "odiei" Zé do burro, como muitas pessoas falam, em nenhum momento. A inocência dele é cativante, é gostoso de imaginar. Ele é um personagem e tanto, bem bem brasileiro, e a leitura fica mais familiar assim.
Porém o ponto negativo do livro é que ele é parado né? é um cenário só, não tem muitas aventuras, é uma peça de teatro, tem muita reflexão. Não é aquele livro que cria uma expectativa em cima do QUÊ vai acontecer sabe? Se você não estiver afim de termina-lo, você vai largar sem nenhuma culpa por isso. Se a sua lista de leitura estiver cheia, você vai larga-lo. E isso é ruim.
O final, como todo mundo já deve perceber, é inusitado e isso nem dá pra negar. É triste para uma comédia. Aliás muita gente lê esse livro só pelo final.
Portanto, eu recomendo o filme, se você tiver curiosidade de saber o que acontece com Zé do Burro. O livro é bom sim, mas acho que essa leitura é um pouco cansativa, o filme é mais leve, é um premiado, uma pérola do cinema nacional e conseguiu transmitir tudo o que o livro quis dizer.

3 Quotes:
1.Ela tem, na realidade, vinte e oito anos, mas aparenta mais dez. Pinta-se com algum exagero, 
mas mesmo assim não consegue esconder a tez amarelo esverdeada. Possui alguns traços de uma beleza doentia, uma beleza triste e suicida.

2. Rosa se debate em seu conflito: de um lado, sua noção de lealdade gerando um repúdio natural à delação. Do outro, todos os seus recalques sexuais, sua ânsia de libertação, de realização mesmo, como mulher, que Bonitão veio despertar.

3.Há quem diga que não estamos mais em época de acreditar em bruxas. No entanto, elas ainda existem! Mudaram talvez de aspecto,  como Satanás mudou de métodos.

Não darei nota para o livro, simplesmente porque ele não precisa de minha nota. É uma obra literária, aclamada no mundo. Então, leiam ou vejam o filme se der vontade.

19 comentários:

  1. Olá!

    Não sei se leria o livro, mas a premissa me é interessante. Conhecia por cima até então, por isso adorei o seu texto... me deixou mais claro sobre o que se trata. Ahhh, e adorei os quotes, também. (:

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, não acho que faça muito o meu gosto. Essa coisa parada, sem muitos cenários... vou ver se assisto pra dizer o que achei.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante!
    Dias Gomes é um gênio. Nunca li "O pagador de promessas" e nem assisti o filme, mas me interessa muito!
    Li "Campeões do mundo". É compleeeexo também, mas gostei principalmente porquê fala sobre a Ditadura Militar.
    Se você gostou desse, deve gostar de Campeões do Mundo também!

    ResponderExcluir
  4. Não faz muito o meu estilo, mas vou ver se assisto.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser super interessante e gostei da primeira quote. E achei interessante você não dar nota ao livro, foi muito bacana.

    Gostei bastante do blog e do nome dele *-* Parabéns, você escreve bem!

    Beijos e boa sexta :3

    ♥ Sugar Dance ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu já comecei a ler essa peça um milhão de vezes e nunca terminei.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ainda não conhecia... Vou ver se leio o livro.
    Gostei dos quotes.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acredita que tenho esse livro aqui em casa mas nunca tive a cara de pau de ler? E como faço questão de ler o livro antes de assistir o filme e fiquei morrendo de vontade de assistir, acho que vou reservar algum tempo pra tentar ler.

    Ultimamente estou um pouco sem paciência para livros mais parados e filosóficos, deixei dois para terminar depois porque sinto que a minha mente está cheia e acabo não absorvendo tudo o que eu poderia. Mas colocarei na minha lista de metas pra esse ano ainda!

    Adorei a resenha!
    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  9. Oi Srt! Sinceridade? Nunca me interessei por esse livro. É muito feio o que eu vou dizer, mas se não fazia parte da lista da fuvest, simplesmente esquecia! Tudo bem que agora to lendo amor de perdição, mas deixa pra lá! Então.. Acho qnd pensar em conhecer de verdade a história, vou optar pelo filme!
    Crítica que não é crítica: adoro como vc escreve!não é de hj, mas achei que devia falar!
    Voltando ao post anterior: assisti os miseráveis! Lindo de tudo! E a música das cores? Linda! Cantarolei i dreamed a dream o dia todo!rsrs

    Bjinhos
    Ju
    Asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ah, e não posso deixar de agradecer por suas palavras deixadas lá no blog, né? Muito obrigada, de verdade! Fiquei me sentindo bem melhor. Saiba que fez uma enorme diferença! Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muita vontade de ler livros assim, triste dizer, porque essa obra é realmente muito aclamada pela literatura. Gosto de livros que me mantenham ligada e me façam refletir e mudar as minhas opiniões a todo instante, eu gosto de emoção nos livros, de mistério sabe? Acho que optaria pelo filme também.

    beijos,
    http://bruguelabranquela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii..
    Pelo que você escreveu, realmente vale mais a pena assistir ao filme. Tem leituras massantes que realmente nos cansam.
    Um exemplo pra mim é "Helene". Céus.. Nunca terminei de o ler, rs.
    Quem sabe uma versão em filme, rs!
    E a falta de nota é justamente o que você falou, são clássicos. Há quem goste deste estilo e quem não goste.

    Beijos :*
    http://luizando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho esse livro e gostei bastante
    Me emocionei muito com a luta dele
    Mas para falar a verdade, era um doido kkk

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Caraca, já ouvi TANTO falar tanto do livro como do filme... Talvez esteja na hora de eu conferir, certo? Hehe

    ResponderExcluir
  15. não conhecia ainda, confesso que fiquei bem curiosa para saber mais da história ^^

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. É posso dizer que eu não me animei muito para ler o livro não. Adoro livros mais reflexivos, mas não é algo que eu queira ler sempre no meu tempo livre. :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da resenha, não sei se eu leria esse livro porque eu gosto muito de livros que prendam sabem, que não me deixe sossegada até descobrir tudo sobre ele e esse livro não parece ser assim, mas o filme parece ser bom que sabe eu assista um dia :D
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).