segunda-feira, 18 de março de 2013

A menina que não sabia ler - John Harding


Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes
que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de
uma jovem com muita imaginação?

Bom, este livro estava me trazendo grandes expectativas. Peguei emprestado com a minha amiga Regiane da faculdade, e li bem rapidinho, é curtinho e não é pesado, uma leitura que flui, sinceramente. Porém neste livro nada, nada mesmo, é o que parece ser.
Se você gosta de contos de fadas que terminam com um final feliz e fofo, essa não é a sua história. A menina que não sabia ler ganhou uma capa fofa no Brasil, o nome original do livro é FLORENCE AND GILES (nome dos personagens) e a capa original não é nada fofa:
Com certeza essa capa e esse titulo ilustra muito mais o livro como ele é. Idai que ela não sabia ler? O que vem depois, é muito, muito pior.
Florence é uma personagem muito esperta, o que fez com que eu gostasse dela, mas John Harding acabou por fazer ela adulta demais para uma criança (não soube dizer se de propósito ou não, mas acho que isso tornou a historia um pouco menos real do que deveria ser). Giles sim, é uma criança fofa, completa como todas as crianças. No inicio você acha que a Florence está sendo verdadeira em tudo que diz, e que provavelmente ela é muito, muito esperta, mas depois começa a se perguntar se não é TUDO fruto da sua imaginação e depois tem certeza: sim, ela é louquinha da silva. O livro é narrado em 1° pessoa, o que é gênial porque você realmente fica em dúvida se ela está falando a verdade ou não.
Não sei se dá pra fazer um post ilustrando esse livro sem dar spoiler, sinceramente é muito dificil. Não sei dizer pra vocês se eu gostei muito do livro, vejam bem, ele é excelente, mas a história é suja e macabra, o que faz você ODIAR Florence, mesmo sendo ela que conta a história, e isso que a faz interessante, afinal não podemos saber o lado contrário da coisa, só o ponto de vista dela.
O livro é SURPREENDENTE, INTERESSANTE, DO MAL, se você tiver problemas com psicopatia não leiam, porque é muito macabro, sério. Parece fofo, mas não é nem um pouco. Acho que por fim, eu me distanciei um pouco, talvez porque foi crueldade demais para mim. Então não posso dar 5 estrelas, pois não é meu estilo de livro, mas é muito bom, ainda mais para quem admira Edgar Allan Poe, como eu :D
 (4 estrelas para esta obra surpreendente).


12 comentários:

  1. Srt. Li o post rindo aqui, pq exatamente semana passada minha mãe pegou esse livro emprestado, leu em dois dias, no primeiro ela entrou no meu quarto e falou que o livro era bem legal, no segundo ela entrou com a cara mais assustada do mundo e disse "Ju, acabei de ler o livro... MEWW que louca!!" Tô curiosa para ler! Achei meio bobo a mudança de capa, podia ter deixado a capa original! Tem mesmo mais a cara do livro pelo jeito!rs

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a resenha. Tenho vontade de ler este livro, parece ser muito emocionante, mesmo.
    Ah, estou seguindo aqui^^
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, com certeza esse livro entrou pra minha lista de leitura desse ano. Amei!
    Bela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu jeito de fazer resenha, bem prático. Já pensei em fazer resenhas pro meu blog, mas tenho preguiça...Irei pensar nisso.

    Caramba, me interessei bastante pela história. Já tinha até ouvido falar, mas nem fazia ideia de como era.

    Baci!

     C.F.H.

    Curta aqui!

    ResponderExcluir
  5. Me deparei com esse livro na biblioteca da faculdade
    Mas não fiquei com muita coragem para ler
    E agora, com essa resenha, vou dar uma oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente que sabe ler livros de verdade, daqueles bons mesmo: ♥

    Eu AMO Florence and Giles (e amo o nome verdadeiro e a capa verdadeira também - combina muito mais!) e também acho que a capa do Brasil ficou românticazinha demais. Talvez pra comparar com "A menina que roubava livros"?
    Enfim.

    Esse livro é incrível! Eu fiquei louca, louca, louca quando li. O começo é tão fantástico. A coisa do esconderijo secreto, as fugas para a biblioteca... Muito lindo. E quando apareceu a pobre garça (Theo ♥) eu fiquei entusiasmada porquê amo romances. Mas... não. É MACABRO! É TENSO! E NADA é o que parece no começo do livro. Tudo muda, e realmente não dá pra saber se é imaginação dela, se é de verdade, se a governanta era mesmo má, se, se, se...
    Só me revolto com o Theo. Pobre Theo. :(
    Ohhhhh! Mas de qualquer forma, me impressiona como a Florence é inteligente. Muito!

    Esse livro é fantástico. Realmente gosto dele. ♥

    ResponderExcluir
  7. Ahhh.. Antes de comentar: a capa brasileira é tudo.
    Aliás, é por causa dela que me deu vontade de ler o livro.
    E tipo, depois da sua resenha, céus, me deixou ainda mais curiosa pela livro.

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito ti fofuh, rsrs.
    Foi um dos primeiros que me viciaram.
    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai, adorei! Assim como você, adoro Edgar Alan Poe e já fiquei morrendo de vontade de ler esse livro! Adoro essas coisas bizarras, como Dexter, por exemplo. Já assistisse "O corvo"?
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  10. haha, eu sempre li nas resenhas desse livro que nada era o que parecia mesmo - mas não imaginava que era tão do mal como você citou. Eu tenho o livro, mas ainda não consegui ler (talvez esse ano eu o faça, já que está no meu desafio). Espero gostar da história, ainda que odeie a protagonista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Acho que o que mais gostei desse livro foi o fato dele não ser o que parecia. Me surpreendeu de forma positiva!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).