segunda-feira, 25 de março de 2013

Defeitos


Essa coisa de ser chato e ser legal faz parte de ser humano. As vezes fico pensando num tanto de defeitos que eu tenho, e como eu me identifico com os personagens dos livros defeituosos como eu. Por isso quando alguém dizia que eu era "doida" por gostar de Machado de Assis (na minha opinião tem os personagens mais defeituosos da historia, no sentido de ter defeitos) eu achava que essas pessoas estavam certas.
Não julgando a maior parte dos livros que eu sei que vocês gostam (Crepusculo, Harry Potter, etc),eu li a série "PERCY JACKSON" e adorava, achava super legal, viajava nas historias. Mas convenhamos, até aqueles livros de ficção do Dan Brown, como "O simbolo perdido" e "O código da Vinci" são assim: os personagens não tem defeitos.
Escrevi até outra web série para postar aqui no blog (a ultima que eu postei tinha só 14 anos quando escrevi e os personagens eram bem certinhos), nessa nova os personagens são cheios de defeitos. A questão é: me apaixonei por defeitos.
Listo diariamente os defeitos de todo mundo da minha casa, e os meus próprios, só pra compara-los e perceber o quanto são interessantes. Aqui vão os meus: teimosa, orgulhosa, sempre estou agindo pelo sentimental, me irrito fácil, simpática demais (só quem já teve que aguentar várias pessoas achando que você tá dando mole que sabe que ser simpática demais é defeito sim), anti-social (não no sentido de não fazer amigos, e sim no sentido de gostar de ficar sozinha), preguiça de ser mulher (lavar cabelo, fazer sobrancelha, usar brinco, anel), etc. Tem muitos outros! Se eu chamasse meu namorado pra comentar isso aqui provavelmente o post teria umas três páginas de texto.
Mas se todos temos defeitos e teremos que conviver com isso, porque existem pessoas que nós não gostamos de jeito nenhum? Sempre me perguntei isso. Acho que é porque tem alguns defeitos que te irritam mais do que os outros. Um exemplo: Uma garota supera uma traição, supera o namorado ser grosso, supera tudo, ai casa com ele, falta dinheiro, eles se separam. Ou seja, ela até atura ele ser imbecil, mas ser imbecil e pobre, aí já é demais pra coitada.
No meu caso são vários defeitos que eu não aturo, coisas que fazem eu já não gostar da pessoa de cara, sem nem ter conversado com ela direito: falar gritando pra chamar atenção, ter a voz nojenta (chatinha, fresquinha, sei lá como se chama isso, mas vocês devem conhecer alguém com a voz assim), ser fumante que bafora na cara dos outros, mentir, ser folgado (nunca foi na sua casa chega abrindo a geladeira e mandando sua mãe fazer um "rango"), fazer fofoca (tá ai uma coisa que eu odeio).

E vocês? já se pegaram amando tanto de uma pessoa que gostava até do jeito que ela tinha um ciume chato? E não "adoram" quando sua mãe te obriga a levar um casaco e tá um solzão na rua, só porque ela tem o defeito de se preocupar demais? E aquele avô que tem o defeito de fazer tudo que o neto pede, não é lindo? Contem pra mim: qual o defeito que você não suporta? Como diria Clarice Lispector: "nunca se sabe qual defeito sustenta nosso edifício inteiro".

13 comentários:

  1. Lindo texto!!!
    Defeitos gera o humano, se não houvesse defeitos, que chato seria!
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Srt. Engraçado isso! Alguns defeitos são imperdoáveis, outros a gnt realmente passa a gostar, por amar alguém... e o mais legal é que vai de cada pessoa, como vc mesmo colocou, meninas que aceitam traição, mas não pobreza!uhauha Eu já não perdoaria mentiras, traições, omissões, mas acho engraçado o mau humor da minha mãe, o stress do Lê, a carência absurdamente excessiva da minha vó! Na minha cabeça romântica, isso é o amor na sua forma mais pura, aceitar e amar alguém, com todos os defeitos dela!

    OBS: eu gostei muito da Manu!!

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogsot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei essa sua postagem. Amei pensar nos defeitos. Eu devo ter um monte, a começar pelos que nem descobri. Melhor nem contar para não chamar a atenção de quem nem notou esse ou aquele ... Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Amei o post
    E realmente, não tem nada mais humano que errar e ter defeitos
    Mas o negocio é sempre procurar melhorar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo muito contigo! Acho que personagem é uma extensão dos seres humanos, logo, tem que ter defeitos, ninguém é perfeito. É isso que estou tentando fazer lá no blog, como a minha websérie, porque acho que se as pessoas se apaixonam por personagens perfeitinhos, se apaixonam muito mais por aqueles que tem defeitos.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que é triste, mas quando eu li "Ou seja, ela até atura ele ser imbecil, mas ser imbecil e pobre, aí já é demais pra coitada." eu não consegui não rir!
    Compartilho do seus defeitos: Anti-social e preguiça de ser mulher e também acho super interessante analisar defeitos das outras pessoas, acho que é o que faz uma pessoa mais real, mais pé no chão e cada defeito traz uma qualidade, eu gosto de ficar sozinha, o que me faz ler mais livros e ter um conhecimento mais amplo.
    Agora... o defeito que eu não suporto é uma pessoa mal agradecida, me deixa tão irritada que não consigo nem olhar na cara da pessoa!

    Beijos
    http://liviainthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, eu sempre consigo transformar meus defeito sem coisas boas, exemplo eu falo demais logo consigo puxar papo com todo mundo e por assim vai,acho que os defeitos podem sim nos tornar humanos,mais tem gente que liga tanto pra defeito que não enxerga suas qualidades
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esses teus textos que mais parecem conversas e desabafos..
    E eu concordo contigo.
    Inclusive, acho que sou MUITO parecida com você! Todas as características (todas MESMO) que você listou eu tenho. E como duas pessoas muito parecidas sempre é algo intenso, se eu te conhecesse pessoalmente, provavelmente te odiaria ou amaria. Ok, provavelmente amaria porquê você é uma menina muito doce. ♥
    Mas com relação aos defeitos: qual a graça se eles não existirem?
    Pessoas perfeitas irritam. E aliás, elas não existem... E as que fingem ser.. Bom, deve ser uma vida muito triste ter que fingir ser algo o tempo inteiro.
    Eu gosto de gente que se estressa de vez em quando, que grita, que fica feliz e pula mais do que o normal quando algo bom acontece... Gosto disso.
    E tem uma frase da Lispector, que é assim: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
    E é outra verdade. :)

    Beijo, Mona!

    ResponderExcluir
  9. nossa esse texto é muito lindo <3
    as vezes aquelas coisas bobas que incomodam as vezes são as que mais gostamos.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que isso é "maturidade".
    O começo de nossas leituras, gostamos da fantasia, do irreal.
    Depois que amadurecemos, entendemos que NADA é perfeito, e procuramos então personagens que sejam mais parecidos com a gente.
    Confesso que curto muito as ficções, mas infelizmente, este detalhe deixa o texto meio tenso e inalcançável..
    Gostei de pensar nisso.

    Beijos
    Luizando

    ResponderExcluir
  11. Eeu costumo dizer que os meus defeitos constroem o alicerce da minha vida, pois eé onde eu erro e consigo saber e descobrir meus pontos fracos, assim sempre que tenho uma decisão importante ou um passo largo, eu penso, repenso e concluo a melhor coisa pra mim. Mas só consigo fazer isso excluindo meus defeitos, mesmo que só naquele momento, afinal, sou humana.
    Beijão
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, acho que nunca tinha parado para pensar nisso. E sim, eu amo defeitos também. As histórias que mais gosto tem personagens que fazem um bocado de cagadas (com o perdão da palavra). E eu amo todos esses detalhes que você citou e muitos outros. Claro que defeitos podem incomodar, mas não existe pessoas sem eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acho os defeitos a coisa mais deliciosa nos seres humanos. Talvez por isso eu sempre apaixone pelos vilões da ficção, e comece a criar um final alternativo para que eles se safem de seu "juízo final". Texto muito bom! *-*

    Beijos =*

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).