quarta-feira, 27 de março de 2013

- Mamãe, quero ser loira!



Foi isso que eu escutei da minha cunhada, de apenas 5 anos. Meio imperativa, a frase ecoou por toda a sala. Maria Clara, é o nome dela, e ela tem uma coleção de bonecas Barbie, todas loiras e magras, esguias, peitudas, desrespeitando as nossas diferenças.
De inicio pensei que fosse só um caso isolado, mas, ao ler um livro, vi nele um dado impressionante: Mais de 40% das crianças brasileiras querem ser loiras. Outro dado que me chamou atenção: mais da metade da população negra no Brasil 15 anos abaixo já conhece e utilizou a escova progressiva.
De quem é a culpa nisso tudo? da Barbie? Da mídia? Dos pais? Sinceramente, eu não sei. Hoje acompanhei uma pesquisa feita no Rio Grande do Sul que dizia: "Numa escola pública com alunos de 9 a 14 anos, 60% das alunas, estão insatisfeitas com corpo, sendo que 75% estão dentro dos padrões normais de peso para a idade. Já no caso dos meninos, 70% não gostam da forma física e mais da metade deles estão saudáveis. Muitas garotas de 9 anos já pensam em uma cirurgia plástica". Há alguma coisa realmente muito errada em tudo isso, pensei. Uma das crianças deu um depoimento que me deixou em choque e me arrepiou inteira: "Todas as minhas amigas que tem 13 anos pesam cinquenta quilos ou menos e eu peso cinquenta e quatro quilos, aí eu me sinto mal por isso. Minha mãe não quer que eu emagreça, o médico disse que eu estou no peso ideal, mas as garotas da TV são diferentes de mim. Meu pai fica zoando, me chamando de gordinha”.
As garotas da TV. Será que a culpa é do nosso padrão irreal de beleza? Será que a mídia não deveria parar de mostrar mulheres magras e com belezas incomuns, e começar a pensar em mostrar gente como a gente? E o padrão de beleza da mídia, qual é?
Modelos. Modelos são chamadas assim justamente porque são "modelos", de como você deve ser. Eu encerrei minha breve "carreira" de modelo aos 15 anos. Tenho book e até fiz dois desfiles... Mas descobri que eu não servia pra coisa. Fui fazer uma seleção uma vez e fiquei 4 horas na fila de espera. Havia garotas lindas lá. Eu estava com 1,72 de altura e 52 kg,  o médico dizia que meu peso ideal era 55, três quilos a mais do que eu tinha, mas eu estava me sentindo bem daquela forma. Quando chegou minha vez, um dos homens que estavam selecionando as garotas disse "pegue duas fitas métricas pra medir a bunda dessa fofinha aqui". E começou a rir, mas não era um riso em tom de brincadeira, e sim em tom de "você é gorda, se enxergue". Fui pra casa arrasada, algumas das meninas que estavam na fila até riram com ele, foi humilhante e eu cheguei a pensar que havia mesmo algo errado com o meu peso. Felizmente aquela não foi a porta de entrada para nenhum distúrbio alimentar, e hoje eu agradeço muito a Deus por ter a cabeça forte... mas para algumas das garotas, provavelmente aquela teria sido seu passaporte para uma anorexia ou bulimia. Tempo depois descobri que uma modelo deveria ter 20 kilos a menos que sua estatura, ou seja, se eu tenho 1,70, preciso ter 50 kilos no máximo(quando eu digo no máximo, quero dizer que se eu engordar 1 kilo tô fora), se tenho 1,60, preciso pesar (pasmem) 40 kilos!
As modelos são praticamente todo nosso padrão de beleza imposto pela mídia. São nelas que nos inspiramos. Mas porque as grandes marcas não adotam o IMC como padrão para as modelos? Se meu IMC era 55 e eu pesava 52 e fui chamada de gordinha, eu tinha que ser doente para desfilar? Ora, sabemos que não dá pra incluir todos os tamanhos de roupas nas passarelas, mas porque suportamos que elas não adotem o IMC, que é o índice de peso saudável de acordo com nossa altura? Será que nossas modelos estão saudáveis?
Sabemos hoje que a anorexia atinge 0,9% da população brasileira. considerando 193 milhões de habitantes, são 173 mil mulheres, como você, mas que acreditam ser gordas, que tem pratos gigantes na mesa e se recusam a comer. Nos Estados Unidos esse índice chega a triplicar, e as modelos devem ser ainda mais magras para seguir carreira. São 1 a cada 20 mulheres. Não estou dizendo que todas as modelos são anoréxicas mais, porque contribuímos tanto para isso? Porque não damos ouvidos a um índice tão alto de crianças de 9 anos que querem mudar algo no corpo? Porque estamos tão insatisfeitos com a nossa aparência? Será que não estamos estragando a infância das nossas crianças, pelo simples fato de não estar passando a orientação correta pra elas? Todas nós somos lindas! O que nos falta é inteligencia para lutar por isso.

25 comentários:

  1. Muito, mas muito bom esse post. É realmente preocupante ver crianças querendo fazer cirurgias plásticas quando não é necessário. Aliás, o fato de você ser gordinha não quer dizer que você seja feia. As pessoas estão inseguras e preocupadas em agradar a sociedade em vez de agradar a si mesmas. A mídia é uma das grandes precursoras desse movimentos e as indústrias de moda também. É lastimável.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa das gordinhas é muito interessante. Até Marilyn Monroe era considerada "plus size". Acho que se você estiver um pouquinho acima do peso e estiver saudável, o primeiro passo é gostar de você e estar de bem com a vida, só. Se você se acha bonita deste jeito, quem vai te dizer que não é? Tem que gostar de você, afinal no grosso todas nós estamos fora do padrão de beleza que a mídia impõe. SEJAMOS FELIZES ASSIM ENTÃO!

      Excluir
  2. Muito bom o post, querida. Que absurdo isso que aconteceu com você nas modelos. Comigo aconteceu parecido em um teste que fiz uma vez, o cara ficou implicando com as minhas orelhas (que nao são de abano) dizendo que eu deveria operar pra ficarem grudadinhas na cabeça, que nem de boneca. Um desaforo...
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse blog por isso. Sempre quando eu penso que alguma coisa só aconteceu comigo escuto historias diferentes. As minhas orelhas são de abano e isso já foi um problema pra mim mas hoje eu as aceito e não tenho problema nenhum em falar sobre elas.

      Excluir
  3. é algo preocupante nos dias de hoje as crianças quererem mudar
    mas olha a vi muitos pais incentivarem, ah ela é menina da aquele kit da maquiagem pra ela.
    ah tem cinco anos nao faz mal usar um saltinho
    e assim as crianças vao crescendo com "defeito".
    digo defeito porque nao consigo usar uma palavra melhor...eu conheço uma menina que hoje tem 11 anos. se a blusa dela custar menos de 200 reais ela nao usa.
    e a mãe dela retardada compra
    mas foi ela que incentivou. e a menina nem quer estudar, pensa em casar com 17 anos ou ter um filho de um cara rico que nem a mae e viver de luxo
    o-o deus do céu, é um horror vendo ela falando, da até pena olha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito é a melhor palavra para descrever isso. Se você faz chapinha em uma criança, ela vai acabar vendo um defeito imaginário, vai dizer não aos cachos dela para sempre! Isso parece ser inofensivo mas você subliminarmente vai criar na cabeça da criança uma imagem que cabelo enrolado é ruim. Esses defeitos imaginários são mais comuns do que pensamos.

      Excluir
  4. Adorei o post, acho que as vezes essas histórias de não ser satisfeita com o corpo, cor de cabelo é tudo fruto da criação, eu nunca 'aprendi' essa distinção pra mim tudo é cor tanto faz que cor for o cabelo vai ter o mesmo tratamento que os outros,os pais que deviam fazer os filhos entender que vivemos em um país de diversidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Tem haver com muita coisa, eu trabalho e estudo com educação infantil, e vemos que todas as crianças querem brincar, mesmo que neguem isso. Porém, normalmente algumas meninas sempre aparecem com unhas pintadas, chapinha e até mesmo maquiagem. que que isso? Criança tem que ser criança, isso vai dos pais também, pois eles permitem. Eu não sou contra isso pq quero ser antiquada, nada disso! Penso dessa maneira porque entendo que a infância está sendo banalizada, ningueeém liga mais para essas crianças, sempre colocando elas como adultos.
    beijos, fiquem em paz.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso tudo é um processo que deve ser acompanhado pelos pais desde pequenos
    A culpa não é 100% da Barbie, afinal de contas, nem todas as crianças tem uma
    Mas o caso pode ser o fato das crianças estarem se comportando sempre como adultos, e isso sim é culpa dos pais, que deixas as crianças passarem naturalmente pelas fases
    Eles tem que impor limites e desde pequenos os ensinar as diferenças e que isso é normal e bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Me pergunto isso o tempo todo. Sempre fi magrinha, mas bem maior que os citados padrões de beleza. Acho que a saúde vem em primeiro lugar, mas realmente tem algumas meninas que não conseguem pensar nisso.
    Gosto dessas reflexões que você traz ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai nossa, esse é um assunto que SEMPRE acaba comigo. Tenho 1,59m e peso 52 quilos dando graças a Deus haushashau É tão complicado, não é? Me deixa triste essa situação :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ceres,
      Você é linda da forma que está. Pelo seu IMC, seu peso é ideal.

      Excluir
  9. Esse tipo de coisa me revolta muito. Não deveria existir um padrão. É só parar e observar o quanto a beleza feminina possui variedades: negras, brancas, altas, baixas, magrinhas, gordinhas. Tenho certeza que muitas crianças sofrem por não se encaixarem no que o mundo inteiro coloca na cabeça delas como certo. Eu sofria assim. Hoje já sou mais desencanada. Aqui na minha cidade, o "ideal" é ser magrinha, loira.. tipo barbie mesmo. Tenho várias conhecidas que já descoloriram o cabelo por conta disso. Eu já fiz o oposto: já joguei logo um vermelhão no meu cabelo, como quem quer dizer que não ta nem aí pro que é "certo" ou "errado", em questão de beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú,
      admiro muito seus cabelos vermelhos! Viva as diferentes!

      Excluir
  10. Hmmmm.. Sempre achei este assunto ótimo de debater. Quando criança não tive taaantas Barbies, mas gostava muito. Contudo, de alguma forma, soube muito bem ver a diferença. Eu, particularmente, nunca quis ser loira. Quando fui no cabeleireiro a última vez (quis fazer californiana), mas ela acabou fazendo umas luzes que tipo, não.. não curti. Mas aproveitei para passar tinta rosa, rs!

    Mas tenho que admitir que muitas crianças têm a Barbie como um exemplo; como você disse. O que é um erro. Tão difícil abordar este assunto. Gostei que você tenha tocado no assunto.

    Sobre as passarelas.. FATO!
    Sempre me perguntei por que as modelos tem que ser tããão magras se a população que usa as roupas não são. Alguém me explica? rs..

    Beijos e Feliz Páscoa =^.^=
    Luizando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente são assim para provocar insatisfação na cabeça das outras mulheres, sendo elas insatisfeitas, leva ao consumo desenfreado de hoje. Infelizmente, somos máquinas de consumir, essa é a grande realidade.

      Excluir
  11. Adorei o post! Sério, uma vez eu fui no shopping e fiquei chocada ao ver menininhas de 10 anos usando um quilo de maquiagem na cara. Elas pareciam mini travecos. Sem falar que algumas estão até usando salto com pouca idade. Sinceramente, eu me importo muito com estética, mas não sigo aquele padrão de beleza exagerado. Por exemplo, eu nunca tive vontade de ficar loira. No mínimo ruiva, porque acho muito bonito a cor, mas loira nunca haha Outra coisa, acho cabelos enrolados lindos ♥ Quanto ao corpo, o que importa é querer ser saudável. Esportes e alimentação balanceada, acho que isso ajuda sim a ter um padrão de beleza verdadeiro. Não essa de ficar anoréxica ou buscar um tipo de vida impossível de se seguir.

    ResponderExcluir
  12. Flor, excelente post! Uma forma bastante singular de abordar o assunto. Acho super importante explanar acerca da anorexia desde cedo, pois as crianças vivem no mundo da industria cultural, da mídia... são apresentadas a elas questões de estética a todo o momento, por isso, não as culpo de tais desejos. Mas é preciso saber orientar... diálogo e mostra são fundamentais.

    Acredito na beleza singular de todas as mulheres, e o mundo deveria exergar justamente o que você disse... que o que falta é inteligência para lutarmos por isso. Pelo ser bonita do nosso jeito, com saúde e bem-estar.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Seu texto falou tudo! Já tive a minha síndrome de ser loira, mas amo meu cabelo e não quero estraga-lo com tinta (principalmente porque eu não tenho o mínimo de paciência para cuidar). Mas posso dizer que, felizmente, minha vontade de mudar a cor do cabelo não vem por não achar beleza e simplesmente por querer diferenciar um pouco.
    (Além do mais quando só existirem loiras no mudo serei a única morena muahaha hehe).
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  14. Isso me deixa tão revoltada!
    Belo post o seu - e triste também.
    Qual é o problema de todo mundo?
    Eu tiro por mim mesma. Nunca fui magrela e, inclusive, quando era pequena (7-10) anos eu era bem gordinha. Dentro do peso ideal, mas gordinha. E eu sofri com isso no colégio... Agradeço a Deus, assim como você, por ter tido uma família para me apoiar e cabeça forte também. Mas por outro lado, isso me fez "amadurecer" um pouco mais rápido também... De qualquer forma é algo triste. E ridículo. A primeira miss-universo era "mais cheinha", se comparada aos padrões de hoje. Marylin Monroe. Várias, que são consideradas ícones de beleza eternos. Mas as pessoas aprenderam a se exigir sempre mais, sempre mais e nunca parar e, se o que antes era "emagrecer para ter saúde", hoje você é obrigada a ser tão magra a ponto de estar doente. Não faz sentido...
    O mundo seria tão chato se todo mundo fosse magro, loiro/ruivo de olho azul/verde, altos e com sardinhas no rosto. As diferenças é o que torna tudo lindo e nos mostra o que é especial, o que é incomum, e o que é importante. As coisas seriam mais fáceis se todos enxergassem isso, né?
    E isso me lembra a música "Crazy", do Simple Plan. Já chorei com ela, no auge da minha fase mais rebelde/depressiva. Mas passou. E eu aprendi a me amar bem como sou, e eu não queria ser ninguém além de mim. Melhorar é uma coisa, mas se anular por causa de padrões... Ah, me economiza!
    Fiquei triste e impressionada com as coisas que li aqui. Não tinha noção da profundidade que essas coisas já chegaram... Isso porquê só falei de corpo, nem mencionei cabelo.
    Mas de qualquer forma, acho que o importante é SER. Você, exatamente como é. Cabelo natural, sem maquiagem, do jeito que teu corpo foi formado.
    "Todas nós somos lindas! O que nos falta é inteligencia para lutar por isso."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me enriqueceu muito. Sempre penso como é difícil se aceitar como é, e isso vai tão além de corpo e cabelo, roupas, maquiagem, em tudo estamos sempre insatisfeitas!
      Temos que ser felizes e bonitas como somos, sabe? Aceitação é algo que melhora 100% a sua convivência com as pessoas e também a sua felicidade!

      Excluir
  15. Acho um absurdo.Ja passei por uma fase onde entrei em uma neura de peso, onde me achava gorda e por mais que emarecesse eu continuava me achando gorda, sendo que eu com 1,60 cheguei no maximo aos 56kg e desci aos 48kg querendo chegar aos 45kg, hoje sou feliz com meus 50kg.Acho que o erro vem de um conjunto, de um pai que não vê que a menina ta levando a serio essa parada de peso ou qualquer coisa em relação a aparencia, culpa da midia, desse mercado de modelos(que creio que seja o estopim de tudo.)Ou seja se temos alguem que amamos assim, devemos dar uma atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas historias me fazem pensar. Ainda bem que você está feliz agora!

      Excluir
  16. Seu post me lembrou uma situação que sempre enfrento que diz respeito às pessoas que me dizem: "Seu cabelo é tão lindo, por que você não alisa?!" ¬¬
    Preciso dizer o quanto eu me irrito com isso?!
    Como professora, incentivo a diversidade ao máximo. E, sempre que posso, vou com os cachos livres, leves e soltos para a escola.

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma professora que faz algo pra mudar! Que lindo!
      Seu comentário me deixou radiante. Nunca alise seu cabelo, por favor.

      Excluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).