quarta-feira, 17 de abril de 2013

A revolução dos bichos - George Orwell



Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.


Bom, como sempre, coisas que TODO MUNDO já leu, menos eu. Quem falou dele pra mim foi meu namorado, e eu até tinha ideia da historia, já tinha pegado uma vez, li as primeiras coisinhas, e não engatei leitura, agora, sim, eu li até o fim, e não me arrependi nem um pouco.
A linguagem, apesar do livro ser hiper antigo, é muito gostosa, e como o livro é curtinho, li em dois dias (mais ou menos 30 minutos por dia e puff, acabei). A historia é totalmente inovadora né, imagina só, os animais se revoltarem com os seres humanos e resolverem, expulsar eles?  Os animais sei lá, cansar dos maus tratos e resolverem viver por conta própria, sem humanos??? (os ambientalistas piram)
Além da narrativa tomar um rumo maravilhoso ao decorrer do livro, você fica muito revoltado e ele levanta aquele debate, sobre ditadura, sobre confiança, enfim, sobre traição. As referencias históricas são grandes, bem forte a questão da revolução, do Lenin, do Stálin, dá para perceber a relação dos porcos com eles. Pra quem gosta de historia, é um prato cheio.
A comparação de homens com animais é uma ideia interessante, porque nós somos quase isso mesmo. E se você parar para pensar, os animais são até mais puros, e mais civilizados, bom, pelo menos no livro. Com exceção dos porcos, os outros, são puros.
A discussão sobre igualdade, também é bem legal. É muito difícil falar deste livro sem dar spoiler, mas a critica é muito forte, e pra quem é revoltado (como eu, adora uma critica social), vai amar.
Não preciso dizer mais nada, vocês já devem ter notado que eu amei, leria de novo, e não tenho nem criticas a fazer, isto é uma obra prima, todos nós deveríamos te-lo na estante.

Classificação:
 
Quotes:
1. “(…) Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todos iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um  homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.”
2. Todos os bichos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros.
3. O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se de cena o Homem e a causa principal da fome e sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre.
Tem vários outros, mas prefiro não dar muitos spoilers, porque as frases são realmente geniais.

Então é isso gente. Tô com mais três livros pra ler, assim, de imediato. Não terminei o da faculdade ainda, então preciso dar uma pausa em todos para ler ele . :(

17 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro ç_ç Mas parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto nas livrarias mas nunca tinha me interessado por ele. Desse autor, quero começar lendo o 1984, que todo mundo já leu, menos eu. ahaha Nunca tinha me interessado por esse, provavelmente pelo título e capa. Aquela velha história de julgar o livro pela capa. Vai ser o próximo do autor que eu vou ler! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro não, mas eu pelo o que eu li na sua resenha ele é ótima e ainda fala de igualdade, coisa que me interessou bastante, adorei a sua resenha :D
    Beijinhos >.<
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga, reli esse livro recentemente e também escrevi sobre o autor e o clássico. Segue o link, caso queira ler:

    http://datilografe.blogspot.com.br/2013/04/a-fraqueza-no-poder.html

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, esse livro já está na minha lista, eu estou lendo 1984 do mesmo autor e a escrita dele é muito boa e atual.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Publicada há tanto tempo e só agora eu fiquei sabendo? Vlw pela resenha

    ResponderExcluir
  7. SRT!!! Acho que fazemos parte do mesmo grupo de revoltados!! ahauhauah
    Eu acho óótimo esse livro! Vejo muitas coisas dele na política como um todo. Ainda hoje, consigo reconhecer alguns "porcos" que resolveram andar em 2 patas... Sensacional!!! Esse autor tb escreveu "1984", eu nunca li, tenho mta vontade, é uma coisa meio Big brother, alias, me parece que a ideia do big brother é inspirada nele, mas claro que algo voltado pra política, como se o governo vigiasse tudo! Bom, to falando demais, pq eu não li, é só o q me falaram...rsrsrs...

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ju, eu tô com o 1984 lá em casa, mas tenho que terminar o da facu primeiro :(

      Excluir
  8. Seeeeeempre quis ler esse livro, sempre falam dele, todo mundo já leu. Mas nunca tive a oportunidade. Espero ler em breve!
    Muito boa a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olha, você não é a única que nunca leu, tá? hehehe Eu também não li, mas adorei o estilo do livro!! Fiquei morrendo de vontade!
    Também sempre me perco com as coisas da faculdade que tenho que ler :( queria não ter que ler isso, hein! hehehe

    Um beijo!
    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  10. Então acho que somos duas, porque eu nunca li esse livro, rs. Parece ser um livro bom e gostoso. Nem me fala em livros da faculdade, nem sei por onde começar de tantos que são!
    beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  11. Uau! Adorei ;)
    Eu já ouvi falar MUITO sobre esse livro, e até tinha uma idéia do que ele tratava, mas não tive oportunidade de um contato mais "profundo", e esses quotes já dão uma boa dica do que a história fala. Vou colocar entre as próximas compras ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Haha não fique assim, você não é a única que não tinha lido esse livro... eu também entro pra estatística, rs.
    Nunca li, mas já está na minha pilha de "próximos".
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. George Orwell é fantástico.

    ResponderExcluir
  14. Você e sua mania de livros bons!
    Eu amo esse livro, principalmente por amar história e mais ainda por amar a parte obscura da história. Me fascina. <3
    Aliás: tem o filme da Revolução dos Bichos também e é incrível. Procure para assistir depois, porquê vale a pena!

    Beijo!!

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).