quinta-feira, 11 de abril de 2013

Algo sobre aceitação


Eu nunca fui extremamente vaidosa. Não gostava muito de usar maquiagem, e demorei para exigir roupas para os meus pais. Só que eu sempre tive uma dificuldade de aceitação. Eu odiava minha aparência, não era o que as pessoas consideravam, ao meu ver, bonito. 
Começou de pequenininha, quando eu achava meu cabelo muito cheio. Ai fazia de tudo para ele ser um liso escorrido (meu cabelo é liso, mas é cheio demais então não é escorrido). Perdi todos os meus cachos logo aos 7; todos diziam: "CORTA ESSE CABELO MONA, VAI FICAR LISINHO", ai pronto, eu cortei e fui perdendo os cachos. Qualquer dia mostro para vocês como era lindo meu cabelo, todo lisinho na raiz e cacheado nas pontas. 
Meu segundo problema foi com as minhas orelhas. Eu as odiava! elas são de abano, mas como eu tenho o cabelo cheio, ele as cobre e eu quase nunca as vejo. Só que foi uma moda de cabelo preso, lá pelos anos 2000, 2003, e eu não queria prender o cabelo, de forma alguma. Eu queria fazer uma cirurgia plástica desde os meus 8 anos de idade. É um absurdo isso, mas meus pais vendo que eu me importava mesmo, até apoiavam, diziam que assim que eles tivessem condições eu faria.
Depois impliquei com o fato de ser branca demais, achava isso feio, queria ser mais moreninha. E logo após me achava gorda, lá pelos meus 12 anos. Queria emagrecer a todo custo e até fiz regime.
Na adolescência só piorou: eu queria tudo. Queria roupas que via nas pessoas, queria um monte de coisas. Se eu via alguém usando alguma coisa da moda, eu tinha que comprar também... foi assim que eu me tornei a consumista compulsiva que sou hoje: todo mês eu tô apertada, cheia de dívidas, sem dinheiro nem para uma bala. As vezes ando no shopping com meu namorado e fico extremamente nervosa por não poder comprar nada, chego até ser grossa com ele ou outras pessoas. Aos 15, obriguei meu pai a fazer um book, porque achava que ao menos nas fotos eu ficaria bonita (quando saíram as fotos, eu odiei).
A questão é de aceitação. Quando li aquela frase no livro do Augusto Cury: "Consuma menos produtos e mais ideias" reparei o quanto eu evolui, (não tenho mais nenhum problema com a minha aparência) mas que muito ainda precisava ser feito. Quanto ao meu cabelo, hoje eu o amo, adoro a cor dele (bem, bem preto, parece que eu passei tinta, mas é só preto mesmo), quanto as minhas orelhas, hoje eu nem lembro que elas são de abano, quanto ao meu corpo, hoje me sinto bem pelo que vejo no espelho. Acho-me linda todos os dias, faço questão de achar mesmo. 
Essa minha fase de hoje está sendo bem gostosa. Passei a me importar com a aparência sim, porque me amo, mas fortaleci meu intelecto e estou buscando alternativas para o meu consumismo, tentar desejar menos as coisas e mais as pessoas, fazer passeios cada vez menos consumistas e mais divertidos. Pretendo dizer a vocês se estou cumprindo minhas metas de gastos, se estou conseguindo comprar mais coisas necessárias e menos coisas fúteis  se estou me policiando e se continuo me achando bonita. Espero inspirar outras pessoas a se aceitarem também. Fiz meu book a 4 anos e nunca mostrei pra vocês então, vou mostra-lo hoje:
( Quando eu disse que era branquinha não estava brincando)
(Sim, eu era muito magrela. Ainda bem que eu melhorei, só por Deus).
(Esse é meu cabelo. Cheio e negro )

(Depois do book eu fui convidada pra dois desfiles. Esse foi um deles (hiper magra e cortei meus olhos, porque eu pisquei na foto))

E uma foto "nova", acho melhor pra vocês não terem só essa imagem magrela e meio infeliz de mim kkkkkkk

24 comentários:

  1. Srt, achoque já falei isso pra você...ou não! Enfim, Mas às vezes lendo seu texto começo a rir, não por ele ser engraçado, mas por me identificar muito com algumas passagens. Quando era mais nova queria fazer uma plástica no nariz... falava que antes de casar eu ia fazer de qlqr jeito, não que eu me incomodasse muito agora, mas pensava que qnd ficasse velha meus netos teriam medo de mim, pois iria parecer uma bruxa. Aí uma amiga uma vez virou e disse que meus netos me adorariam por isso, que eles iriam querer brincar de bruxa! E isso me fez mudar completamente o pensamento! Acho que conforme vamos crescendo e "consumindo ideias", percebemos que existem muito mais coisas interessantes do que uma calça de marca, ou um nariz empinadinho, apesar dessas coisas serem legais tb! è maravilhoso se olhar no espelho e se sentir VOCÊ! Se sentir bem, feliz! Fico feliz por vc estar se controlando na parte consumista e tudo mais...
    Ah!! e por favor né! suas fotos são lindas!!! Principalmente as que vc está de jeans!Estão mais naturais!rsrs...

    Super Bjo!

    Ps: Tb tive problemas com andar de cabelo amarrado por causa das orelhas! Hoje ando mais de cabelo amarrado do que solto!! ahuahauahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba eu sempre falo demais! desculpa Srt.
      Bjo!

      Excluir
    2. Adoro você falando demais, simplesmente porque seus comentários me acrescentam muitíssimo! Nem tenho palavras, obrigado por ser você.
      Ps: acho você linda, com o nariz e tudo.
      bj ♥

      Excluir
  2. Sabe eu me importava muito com essa história de aparência e porque todos reclamavam por cauda do meu jeito e por causa do meu corpo, eu chegava a me odiar pro causa das criticas dos outros e acabava acreditando no que as pessoas me falava,até que minha mãe conversou comigo eme fez ver que as vezes as pessoas só queriam me por pra baixo, hoje em dia quando reclamam que sou magra ou que meu cabelo é grande demais e eu devia cortar eu nem me importo, porque eu sei que a maioria das pessoas que me dizem isso são falsas, acho que a partir do momento em nos aceitamos os outros passam a nos aceitar
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei disso:
      " acho que a partir do momento em nos aceitamos os outros passam a nos aceitar"
      É verdade. Sou muito mais aceita hoje!

      Excluir
  3. Que bonitinha, amiga. Bom saber quem escreve do outro lado. Vc não é magra, está ótima. Parece a Branca de Neve. Mas o mais importante é que escreve bem e isso fará a diferença no seu futuro. Um abraço carinhoso dessa sua amiga aqui de Brasília!

    ResponderExcluir
  4. Você era linda e continua linda viu, e voe nem ta magrela nas fotos é porque você não me viu kkkkk luto pra engordar mas eu não consigo de jeito nenhum, e que bom que agora você está se aceitando do jeito que é, isso é muito importante na vida, se sentir inferior ou pior que os outros não ira ajudar ninguém o importante é ser feliz do jeito que Deus te fez.
    Adorei o post :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu ja quis tanto ser magra, mas tanto que tive anorexia sahuahus mas também foi resultado de mts problemas nervosos e tudo mais
    mas eu queria controlar o peso, e nao ficar um palito sabe ahuhushu

    ResponderExcluir
  6. Opa...achei super interessante seu post. È importante essa coisa de aceitação. Adorei suas fotos...com o tempo é natural vermos que vamos aprimorando aquilo que Deus já fez de bom.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, ainda bem que agora vc se aceita, pq é muito sério esse lance de nao se aceitar, mta gente acaba ficando até doente por isso. se todo mundo tomasse consciencia do que vc tomou, mta gente ia ser mais feliz, né?

    Eu nao consegui ver as fotos :(
    será que é problema no meu pc?

    Beeijao

    ResponderExcluir
  8. Nossa,
    você sempre foi linda!!! Sério mesmo! Tenho uma amiga tão branquinha e magra como você, e isso é lindo demais! Que bom que aprendeu a se aceitar... e se modificou alguma coisa, fez isso por você mesma!
    Acho que é da gente mesmo, sempre ver nossos defeitos...
    Mas olha, sem nóias, só tem fotos lindas aí! :D

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  9. você é linda, fotogenica e criativa !!! Se mudou, foi e sempre terá que ser por você !!

    Uaau, parabéns pelo seu blog, eu amei aqui, amei sua criatividade, seu modo de falar com os leitores, a forma que você usa nas postagens, o design e etc, eu realmente curti e vou voltar aqui sempre ! Obrigada por ter criado . Parabéns novamente e já estou seguindo ((: Parabéns !!
    http://dezesseteetantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que todo mundo meio que já passou por isso, sabe? Eu também me achava gordinha e achava minhas amigas muito mais bonitas do que eu, até parar pra entender que cada pessoa é única e que a beleza vem de dentro pra fora. A gente tem que se amar sim, se sentir bonita sim, pra que as outras pessoas também vejam isso em nós! Você é linda, viu? Nunca tenha dúvidas disso!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  11. Você é linda! Eu já passei por isso e ainda passo. Fora que eu também fiz um book achando que iria melhorar minha auto estima e ficar bonita nas fotos o que só piorou, porque eu fiz o book com 18 anos e eles me colocaram com cara de 12 anos e gordinha. E eu já tenho cara de criança, quando eles me prepararam ficou pior ainda. E tinha uma garota fazendo book comigo que tinha 16 anos e ficou com cara de 18 anos, toda poderosa nas fotos (tenho ela no facebook e vi as fotos), me senti super mal e detestei o que fizeram comigo mas fingi que gostei porque minha mãe gastou um dinheirão com isso. Fora o bullying que eu sofri em 2010 (ainda acarreta alguns problemas na minha vida agora).

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami,
      Todos dizem que o que me fez odiar o book foi a paranóia, e eu também acredito nisso. Será que seu book ficou assim mesmo? Nessa foto do perfil você está poderosíssima.
      Não tenho dúvidas de que você é linda. Sério. Espero que encontre alguém que te diga isso todos os dias.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Menina, como você é bonita. Eu sempre fui gordinha. Desde criança tenho bochecha grande, braço gordo, gordinha mesmo. Com o tempo decidi emagrecer, perdi muito peso. Depois os encontrei de novo hahah e fiquei naquela paranoia, de que tava feia.. Mas essas coisas passam. Hoje em dia ainda tenho um pouco disso. Queria perder uns 3kg. Seria bom. Mas a gente aprende a se gostar e a valorizar o que é realmente importante. Já vi por ai que nossas curvas mais bonitas são as do cérebro, e eu concordo. Continua escrevendo, você tem o jeito! =) beijos e obrigada pela visita no blog, fiquei muito feliz com seu comentário. Beijos!

    O silêncio não existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenise,
      É impressionante o que essa ditadura da beleza faz com a gente né? Acho você linda, sério mesmo. Espero que as pessoas te digam isso todos os dias, porque vi umas fotos suas no blog, e me impressionei por você querer emagrecer. Você é linda garota, sem paranóia ♥

      Excluir
  13. As vezes as pessoas criam alguns fantasmas em relação a aparecia que não são reais.
    Vc é muito linda e que bom que agora sabe e valoriza isso!

    beijos!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Eu me identifiquei muito com seu post.
    Também tive vários problemas de auto-aceitação. Me achava muito feia e sem nada de interessante. Então fui me fechando para o mundo e ficando triste e sem amigos.
    Com o tempo eu consegui me enxergar além da aparência e hoje em dia não me importo mais com isso. Eu só quero ser feliz e é isso que importa.
    Beijos ♥
    sweetasodile.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bree,
      Você é linda! Mesmo que não se importe com a aparência, acho legal te dizer isso.

      Excluir
  15. Cadê as fotos, Mona???
    Não quer aparecer!!!

    E que bom que tu se descobriu.
    É o estado perfeito e mais lindo da vida. ♥
    A fase gostosa é o que há!

    ResponderExcluir
  16. me identifiquei bastante com seu texto, eu tinha problema de auto- aceitação até os os 16 anos, me achava extremamente magra (e era mesmo) odiava meus pés enormes..enfim me achava um et e o bullying ajudou pra piorar a situação, mas depois descobri que eu só me sentia mal, por está rodeada de pessoas idiotas, que estabeleceram um padrão, que se não fosse seguido...prefiro nem comentar...ai a gente cresce e ver que tudo isso é uma besteira. Hoje eu realmente me amo, e estou rodeada de pessoas que fazem sentir bem ♥
    beijo grande

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).