sexta-feira, 12 de abril de 2013

Anti-patriotismo heroico


Todo mundo conhece alguém assim. Tô falando daquele brasileiro ou brasileira, que de tudo reclama, tudo fala mal, tudo se mostra estressado, tudo palpita sem saber, enfim.
Vou descreve-lo para você: a pessoa respira cultura internacional. Quando pergunta à ela do que ela gosta, ela responde mil bandas americanas e inglesas, e nenhuma Brasileira. Aí se você tá falando de algo brazuca perto dela, ela é rude e responde: " AFF, MICHEL TELÓ? EXALTASAMBA? ESSAS PORCARIAS?" É. Ignora o Chico Buarque, o Caetano, a Elis, todo mundo.
Minha irritação começa aí. A pessoa nunca leu nada brasileiro, pra saber se é bom. Aí escutou um ou dois sertanejozinhos, e já julga a cultura nacional inteira como "ruim". Quando perguntam para ela sobre Brasilia, ela só diz que queria que explodissem aquele lugar, lembrando da politicagem e o restante, e ignora totalmente as bandas de rock, o legião e o capital, toda nossa elite cultural que foi construída naquela cidade. Maldito sejam, esses "I ♥ NY" ambulantes.
Como se respirar cultura internacional não fosse irritante o bastante, querem ainda ficar reclamando o tempo todo. Frases como "E o Sarney lá?" e "Imagina na copa?" ou então "A globo mente!!!" e qualquer outra coisa só para mostrar que não são "alienados" e que entendem um pouquinho de politica. Aí que vem as clássicas:
- O tomate tá caro! (ninguém até hoje foi procurar saber porque, né?)
- A gasolina subiu! (mesmo caso do tomate)
- O bolsa família ajuda os pobres a serem preguiçosos! (essa é a pior, sério ¬¬)
- O Sarney tá te roubando e você tá pensando em Corinthians! (ápámerda)
... Porra. Véi, é muito chato isso.
Não sou contra a reclamar nossos direitos, muito pelo contrário. Nem contra a liberdade de expressão, nem vou dizer pra vocês que nosso país é uma beleza, está tudo ótimo e nada precisa melhorar. Mas esse Anti-Patriotismo considerado heroico, só para fazer um social e mostrar que você está "por dentro do assunto", ganhar umas "curtidas" no facebook e pagar de intelectual, é ridículo  Já parou para pensar que ao invés de reclamar você pode, sei lá, ajudar a melhorar? "O povo brasileiro é burro!" Não cara. O povo brasileiro é você. Somos nós! E nós somos misturas, raças, cores, temos paisagens, temos cultura. Existem batedores de carteira no museu do Louvre, na França, você sabia? Nos EUA, o sistema de saúde público é uma porcaria. Na Espanha, mais da metade da população é fumante. Tá na hora do Brasil começar a ser de pessoas que queiram ser brasileiras.

18 comentários:

  1. Eu acredito em parte com você.
    Eu acredito que o governo apenas use mal seus investimentos e acaba acontecendo isso.
    É tudo tão complicado as vezes.. ou na maioria delas, rs!

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo!
    Eu amo minha cidade, amo meu país, amo o lugar onde nasci e cresci. Como não amar?

    Inclusive: cultura não é só o que você acha que é. Ah, para! A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo inteiro! E uma das mais lindas, também. Morro de raiva desse povo tanto quanto você,talvez por já ter sido uma delas. Graças a Deus, estudei um pouco, aprendi mais, e amadureci a ponto de entender que exaltar outro país não me faz mais cult do que ninguém ou mais evoluída do que ninguém. Chico, ao contrário.. E hoje entendo que nada se compara a saber mais sobre o teu cantinho, sobre a história que também é tua!
    E principalmente: acho que as pessoas devem aprender a falar bem também. Falar mal quando necessário for.
    Estava pensando nisso um dia desses...
    Por exemplo: graças a um programa do governo, vou pra faculdade todos os dias DE. GRAÇA. Antes eu pagava 12 reais por dia. Agora, eles criaram uma lei ou sei lá o quê onde qualquer estudante que se registre tem passe livre! Porquê não aprender a ser grato, também? Isso foi ótimo!

    Nosso país não é metade tão ruim como o fazem parecer: muito pelo contrário! Seja em beleza, em paisagem, em cultura.
    Pena que nem todos saibam ver isso ainda...

    (falei demais, né?
    é que eu penso muito parecido contigo e amo esses teus textos. me fazem pensar e revoltar junto!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você tinha se metido? Tava com saudade dos seus comentários cheio de conteúdo.

      Excluir
  3. mas o brasileiro mesmo nao se da valor, e as vezes fa zde tudo pra estragar o pouco de cultura que temos entao nem sempre algumas pessoas sentem orgulho de ser brasileiras.

    ResponderExcluir
  4. Li esses dias em um blog de um francês que está morando no Brasil, que ele percebeu que os brasileiros tem uma síndrome de inferioridade. Eu concordo com isso. Os brasileiros não sabem ver as maravilhas que tem no país. Em quesito música também. Existem bandas e cantores atuais que são incríveis (não só os antigos). Sem falar na cultura riquíssima. Sou dessas bem ufanistas haha, simplesmente amo meu país :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei. Síndrome de Inferioridade. Vivo aprendendo com meus comentários *--*

      Excluir
  5. Seu texto está otimo, e você tem toda a razão. Precisamos começar a mudar o Brasil, começar a gostar de sermos brasileiros.
    primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bem escrito e de ótimo tema. O jeitinho brasileiro tem que parar de ser nossa realidade. Parabéns, linda. Beijos!

    O silêncio não existe

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Ótimo texto! A temática nos faz refletir sobre nossas ações e a do próximo. É um saco quem paga de intelectual nas redes sociais... de fato. Acho que temos o direito de ser mistos e curtimos também os nossos costumes e o que o nosso Brasil oferece.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo! Realmente, essas pessoas são um saco. Acho que se elas realmente estão a fim de debater sobre os problemas do Brasil (que não são poucos, infelizmente), elas devem se informar, pesquisar a respeito. Não adianta soltar essas frases de puro achismo e baseadas no senso comum. Debater sobre os problemas do país é importante, mas é preciso levar em conta que ele também possui excelentes qualidades. Gostei muito do post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro a cultura gringa, mas sei valorizar o que tem de bom aqui dentro (embora deteste a música do Telló). Não é à toa que resolvi atuar na área de educação. Tentar melhorar o país é uma trabalho de formiguinha, mas sei que posso dar a minha contribuição! :D

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu creio que você esteja certa em partes, por ser bem radical nos comentários. Mas as pessoas realmente reclamam das coisas que estão ruim mas não procuram a raiz do problema. Estão acostumadas a atribuir culpa e esquecem de pensar no que estão fazendo a respeito.
    Beijos
    Luíza
    http://cademeuchapeu.com

    ResponderExcluir
  11. Você disse tudo! Está na hora do povo brasileiro valorizar o que tem, começando pelo gosto musical: nada cotra você curtir uma banda, ou cantor internacional. Mas dizer que a música brasileira é "uma merda" como muitos dizem, aí é sacanagem! Falando isso a pessoa está excluindo totalmente grandes ícones da música brasileira. As vezes, a pessoa só ouviu uma música e já diz que o cantor é horrível. A mesma coisa para o funk, muitas pessoas também reclama do país só por causa do funk "O estilo musical do Brasil é ridículo, olha só essa letra do funk", mas cara o Brasil não é só funk. Sabemos que realmente a maioria (praticamente todas) das letras de funk são ridículas. Mas porque não valorizar o que o país tem de melhor?

    As pessoas têm que para de se ligar em coisas bobas, como também o preço do tomate, e isso do Bolsa Família, pelo amor de Deus meu povo, ele veio pra ajudar as famílias mais pobres, e realmente ajuda muita gente. O nosso país está sim evoluindo, mas tem que ser aos poucos, não é? É preciso ter a ajuda da população, só ficar sentado no sofá reclamando não adianta. Do que adianta reclamar que a Globo manipula as pessoas se você continua sentado na frente da tv assistindo a novela das 9? Só pra pagar de revoltado, ou ganhar "curtidas" como você disse? Sinceramente, ridículo!

    O Brasil tem muito o que melhorar sim, cada estado tem sua dificuldade. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, reclama demais do nosso prefeito, mas meu, ele já fez tanta coisa boa pra cá que sinceramente, eu adoro ele! Inclusive as clínicas da família, ajuda muita gente. Tem o atendimento especial pra grávidas, a farmácia popular, isso não ajuda? As pessoas só querem reclamar do preço da passagem do ônibus, mas não procuram saber porque o preço aumentou. Pelo amor de Deus né, assim não dá.

    O Brasil não é um país perfeito, tem muita coisa pra melhorar. Mas precisa também da colaboração da população. Um sonho meu é viajar por todo mundo, mas não por não gostar do Brasil, é claro que gosto, inclusive, antes de viajar por todo mundo, quero viajar por todo Brasil. É uma vontade minha conhecer muitos lugares, lugares novos, pessoas novas, culturas novas. Mas sem desvalorizar claro, o meu Brasil!

    Beijos, e perdão pelo comentário enorme, foi um certo desabafo, Natália. ♥
    quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati
      adorei teu comentário. Me fez pensar numa porção de coisas. A gente reclama tanto da politica brasileira, quando na verdade, somos novos na politica, acabamos de sair de uma ditadura. Gostei, me acrescentou muito, bj ♥

      Excluir
  12. Oi Srt! Realmente, tem muita gente que diz coisas sem saber... isso é ridículo! Ri com os seus exemplos, pq eles são verdadeiros! O Brasil tem um montão de coisas muito boas, e uma das que eu mais admiro é a diversidade, pode parecer clichê, mas eu realmente me encanto com isso no Brasil! Você pode ter a religião que quiser, pode ouvir as músicas que quiser (mesmo com alguns protestos), pode comer todos os tipos de comida, pode conversar e estudar sobre qualquer coisa, pode haver preconceito, pode! Mas se um negro, um judeu, um alemão, e um budista quiserem entrar em um mesmo shopping, eles entram!
    É muito triste o que eu vou dizer, mas eu estou quase desistindo daqui! Nosso país tinha tudo pra ser o melhor lugar do mundo pra se viver, mas não é...e eu sinceramente não acho que um dia será! Mas isso é um pensamento de uma jovem senhora já desiludida com toda a politicagem do mundo!rs....

    Bjinhos!
    Ju

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei do seu texto e concordo com muita coisa. Atualmente nem dou atenção pra quem só sabe reclamar e não faz nada pra melhorar as coisas; reclama do país, da política, da música, mas se esquece quem o povo é composto por pessoas iguais a ele, que a situação do Brasil é responsabilidade de cada um.
    Gosto sim de coisas estrangeiras, músicas, filmes, livros; mas essas coisas não são melhores só por não serem "made in Brasil".
    Sou do interior, amo sertanejo, gosto de rock nacional, pagode e gosto de algumas músicas de funk. Gosto também de música antiga, não gosto muito das músicas do Chico Buarque e da Elis Regina (já ouvi várias para chegar nessa conclusão), mas amo várias músicas do Caetano Veloso; sou fã das músicas dos cantores da Jovem Guarda.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Falou tudo!!! Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você que realmente irrita ouvir tantas pessoas amando apenas o que é made in USA. Mas pare para pensar, isso é ser antipatriota? Com certeza não.
    O conceito de patriotismo é apenas uma arma política que eleva seu país e rebaixa outros, principalmente em situações de conflitos. Alo como o juramente de um jura diante duma bandeira que irá matar e morrer pela pátria. Isso é justo?
    Eu sou antipatriota. Não tenho orgulho de ser brasileira, e mesmo se tivesse nascido nos EUA, França, China, Afeganistão, etc não teria orgulho da mesma maneira. Valorizar a cultura de seu país é uma coisa, pois é uma herança social e de valores que no Brasil morre cada dia mais. Vide nossas raízes indígenas, cada dia mais mortas :(
    Eu sou apaixonada por muitos músicos, autores, e por que não pelo povo deste vasto território. Mas não levanto e nem adoro a bandeira verde e amarela. Acho este tipo de ato egoísta e ofensivo contra expatriados e os nativos deste país. Bem posso ser uma sonhadora, ser demasiadamente idealista, mas sempre acreditarei que este mundo poderia ser bem melhor se não houvessem fronteiras.

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).