sexta-feira, 26 de abril de 2013

Confissões de uma gastrite em crise - II


Pois é, eu tinha mostrado pra vocês meu imenso pavor de agulha e meu sério problema de estomago neste post. Prometi mudar seriamente, disse que ia finalmente fazer a temida endoscopia, e nada. Tudo não passou de promessas.
Mas ai na semana passada eu tive uma coisa que eu pensava ser um resfriado forte, meu nariz ficou péssimo e eu fiquei com cara de cachorro na chuva. Minha garganta ficou totalmente embargada e sempre que eu comia tinha a sensação que ia botar tudo pra fora. Devido a alta quantidade de caquinhas (eca) resolvi marcar o otorrinolaringologista (demorei um ano para escrever este nome), e lá fui eu.
O médico é um amor (tinha um cabelo grisalho, barba, e mancava igual ao Dr. House, mas ele disse que era só porque torceu o joelho), o hospital me atendeu rapidinho, nem fiquei muito tempo na sala de espera (odeio salas de espera). Ai ele quis fazer aquele exame *gostoso* que enfia um cano no seu nariz e vai até a sua garganta.
Beleza, Mona aturando bem o medo dela, porque apesar daquilo não ser uma agulha, não gosto de coisas estranhas se adentrando no meu nariz, ok? Já basta quando você toma refrigerante e alguém te assusta, e sai tudo por onde não deveria (vai dizer que isso nunca aconteceu com você?). Mais ai ele disse: "Você tem problema de estomago, né?". Ok, médico do nariz, eu tenho problema de estomago.
Conclusão: acabei descobrindo que agora, além da gastrite, eu tenho esofagite e refluxo, e como a sinusite estava atacada, meu corpo tava tentando expelir tudo quando é coisa pra fora. Descobri o porque de sentir vontade de vomitar toda vez que eu como, porque sinto vontade de tossir toda vez que eu deito, porque parece que eu tenho dificuldade em engolir os alimentos, enfim.
A questão é, duas coisas: 1- sempre que você vai no médico descobre uma doença nova e 2- preciso me cuidar. Eu fiquei numa ressaca moral de mil dias e fora o sermão que meu namorado me deu, dizendo que se eu não "tomar vergonha na cara" e seguir o tratamento direito, posso "esquecer que ele existe". Bem, bem radical. Algo precisava mudar, então listei aqui meus avanços pra vocês, e o que eu pretendo mudar futuramente, pra lidar com isso:
1- Segui o tratamento número 1 até o fim: O médico Dr. House (acho que era Ricardo, mas gosto mais de chama-lo de House), disse que não ia extender meu tratamento por muito tempo sem me ver (o espertinho deve ter se ligado que se ele demorasse muito eu nunca mais voltava). Então ele passou um curtinho, equivalente a apenas 15 dias, para que eu volte lá mais uma vez e enfim, possa marcar o Gastro. Então tomei a injeção (morri de medo da agulha, claro), segui todo o medicamento, e ainda estou usando um dos remédios, e quando ele acabar (exatamente dia 5 de maio, me cobrem) vou voltar lá e ele vai ver o avanço.
2- Bebendo mais água e me alimentando de 3 em 3 horas: Só quem estuda e trabalha sabe quanto é dificil se alimentar tantas vezes ao dia. Tô levando uma bolachinha pro trabalho (hoje eu esqueci), tentando comer bem e menos besteiras (sou fissurada em doce) e trazendo todos os dias uma garrafa d'agua. Sim, todos conhecem o quão importante é uma garrafinha. Se você coloca água no copo, demora um ano pra beber, mas se ela tá na garrafinha, você bebe rapidinho, parece que é mágica. Mistério da garrafinha, enjoy!
3- Fazer algum exercício físico: Inicialmente meu post seria só sobre isso. Eu tava no ponto de onibus um dia após a consulta e uma moça (que só me viu umas duas vezes no ponto) disse: "onde você trabalha?" e eu gentilmente respondi. Ai ela falou: "porque você não vai a pé?". Pois bem, são 35 minutos caminhando ao dia. Ta aí pra vocês o google maps que, apesar de calcular um tempo menor, não me deixa mentir:
O que tá deixando essa caminhada toda mais divertida, e é claro, menos tediosa, é o aplicativo Cardio Trainer, do android. Ele veio com o meu celular, e calcula quantos passos, quantos minutos e quantas calorias eu perdi. É bom, você acompanha sua velocidade e seu progresso na semana. Acho fofo quando ele mostra "você perdeu o equivalente a 5 pêssegos!", haha. Ele ainda põe suas musiquinhas no modo aleatório pra você ficar ouvindo. É super legal. Estou a uma semana caminhando e já posso dizer pra vocês que apesar do cansaço físico no fim do dia, do esforço, da preguiça (muita preguiça), posso dizer que minha pele limpou, meu cabelo tá melhor, minha disposição está diferente e sinto as pernocas mais durinhas. Então enquanto a preguiça não for mais forte que a vontade de mudar, vou continuar com as caminhadas.

Os próximos passos e metas são: finalmente fazer a endoscopia / comer mais frutas / abolir o refrigerante da minha vida / gostar menos de sorvete :( / continuar a caminhada / ir até o fim do tratamento / voltar no Dr. House (...) Quem me apoia?

11 comentários:

  1. Oi Mona.
    Está super apoiada, eu tenho gastrite nervosa e sinusite e sei muito bem o que você passa quando ataca. Meu marido assim como seu namorado está no meu pé para fazer os tratamentos adequados e a coragem cade? Espero tomar uma dose de coragem e animo.

    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Srt! Olha, endoscopia dá uma tremedeira só de falar o nome... mas vc não vê nada!!! Quando acorda já foi!Eu morria de medo de fazer tb! Mas tem que fazer, tem que fazer, né?? Ninguém quer ficar sem o namorado...rsrs!
    Que bom que você já está resolvendo essas coisas... Quando fiz minha dieta, tinha que comer de 3 em 3 horas, achava difícil, mas agora até que estou bem regradinha!
    Então combinado, a partir do dia 5 de maio eu vou te cobrar mesmo (hauahauhau), o retorno no médico é super importante!
    BOA SORTE!!! vc já deu os primeiros passos... agora tem que manter o foco pra conseguir o resto! Se você sentir que está desistindo ou desanimando, escreve aqui pra gnt poder te dar uma força!!rsrsrs...

    Bjinhos!!!
    JuJu

    ResponderExcluir
  3. Menina. Que doença você NÃO tem? hahaha foi mal, o post foi cômico, apesar de trágico. Eu to numa luta pra voltar pra academia (to uma bola, admito), mas tudo fica melhor mesmo qdo estamos fazendo alguma atividade fisica. super apoio! boa sorte! vou tentar fazer o mesmo com o refri e tentar gostar menos de chocolate. SOS. rsrs Beijos!

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  4. Vish, que tantas coisas, faça tudo que o médico falou para se sentir melhor e melhorar viu e os exames também, apesar de ser bem chatinho né rsrs mas é por uma boa causa né e exercicios físico é sempre bom, estando com problema de saúde ou não, sempre ajuda.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. olha estou orgulhosa de vc
    uahashushu lembro que pirei no outro post pq vc nao queria se cuidar direito ¬¬ mas vc está se esforçando por isso esto feliz :)
    vc só tem que se esforçar mais e vc vai ver só. tudo vai melhorar ^^ e gostei do dr house |<3 ausaaa isso me lembra que sou apaixonada pelo personagem

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei o texto, muito bom!
    Estou seguindo seu blog, da uma olhadinha no meu e se gostar segue também.
    Bjus!

    http://minhasreallidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Saudade desse cantinho, mas o bom filho a casa torna..rs
    Delicado seu texto!
    Aproveito pra avisar que acabo atualizar a acanhada Narroterapia com o segundo capitulo do conto Sempre Haverá Pássaros, e quero muito seus comentários.
    abraços
    Fabrício

    ResponderExcluir
  8. Menina, adoro seu jeito de escrever. Hehe.

    Então, eu já tive gastrite, esofagite, duodenite e refluxo. Desses 4, só o refluxo e a gastrite (que agora é somente a nervosa) me restam. Acredite: o tratamento vale muito a pena. Investir na alimentação e nos exercícios também. Parece um bicho de sete cabeças, mas não é.

    Ah, uma coisa simples e que vai ajudar bastante é você inclinar um pouco a sua cama, por conta do refluxo. Assim você não acorda enjoada. É só colocar 2 pedacinhos de madeira em cada ponta da cabeceira e pronto.

    Mas olha, siga o sermão do namorado. Cuide de você e você verá o quanto valeu à pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Menina, perder 5 pêssegos é fofo mesmo, rs!

    Nossa, ainda bem que gostou do médico, que tá caminhando e que vai fazer o exame. Não descuide de sua saúde, tá?!?!?

    Olhe, aproveito para avisar que a pesquisa sobre o leitor está aberta, será um prazer se respondê-la.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Responda nossa pesquisa sobre o perfil do leitor:
    Pesquisa sobre o Leitor
    Blog: Liste & Realize

    ResponderExcluir
  10. Cuide bem da sua saúde! Isso é muito importante, viu? Siga a risca todas as orientações do médico.
    Também estou tentando comer menos besteiras, 3 vezes ao dia e beber mais água. Não porque algum médico passou mas porque sei que isso é importante para a saúde e estou tentando criar hábitos saudáveis na minha vida.

    www.annadecassia.com

    ResponderExcluir
  11. Ô, Mona! =/
    Te cuida, moça! Tu é muito nova e bonita pra ficar doente e cheia de coisas assim.
    Teu namorado tem toda razão do mundo, poxa. :/
    Faça tudo direitinho e volte pra contar que tudo isso melhorou, por favor.

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).