sexta-feira, 5 de abril de 2013

Resenha: A ditadura da beleza (...) - Augusto Cury

 
 Augusto Cury retrata neste livro o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as consequências de uma cruel realidade do mundo moderno - a ditadura da beleza. Apoiando-se em sua vasta experiência como psiquiatra e pesquisador, Cury dá um grito de alerta contra essa forma de opressão que vem deixando mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes. Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua autoestima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas. Ao tratar de um tema tão atual, este livro faz com que o leitor se identifique imediatamente com os personagens e sua luta por uma vida mais plena e feliz, em que cada pessoa se sinta livre para ser o que é, sem se envergonhar de sua aparência ou tentar ser igual a ninguém. Uma vida em que todas as pessoas descubram que a verdadeira beleza está dentro de nós.

Bom, eu tinha muita expectativa em relação a esta obra. Primeiro porque eu nunca li nada de Augusto Cury. E em segundo porque o tema é adorado por mim, feminista nata, admiradora desse ser lindo que nós mulheres somos. 
O livro é um romance, o que já me chamou a atenção. Ele não é muito divulgado (talvez porque não é interessante para a mídia divulgar um livro que critique tanto ela), mas acho que o fato dele ser um romance deu uma leveza, se ele fosse todo em formato jornalistico talvez fosse mais difícil para ler, para se apegar a historia. Só que na minha humilde opinião, o titulo deveria ser algo que demonstrasse menos o que o livro quer tratar, assim seria uma surpresa boa e também seria uma critica subentendida, e não tão explicita. Mesmo assim, amei a capa e o titulo realmente chama bastante atenção (ponto pro autor).
Coisas que eu não gostei do livro: O personagem Marco Polo, é perfeito demais! ele é tipo: "PRÍNCIPE ENCANTADO".  Ama as mulheres, vive fazendo declarações a sua esposa, é filosofo, rico, bem sucedido, enfim, perfeito. A constante repetição da palavra "psíquica"; Sério! eu contei bem umas 4 ou 6 vezes na mesma página! sei lá né, quem sou eu pra dizer que AUGUSTO CURY escreve mal, só que eu achei um tanto quanto estranho, as vezes até soa como um erro de digitação.
Coisas do livro que eu adorei: As pesquisas demonstradas (me deixaram chocadas, sério). Fiz até um post com algumas dessas pesquisas aqui , porque realmente, 40% das crianças quererem ser loiras, 80% de modelos anoréxicas  92% de mulheres brasileiras que se acham feias, enfim, isso tudo me deixou de queixo caído. É ridículo  sério, dá vontade de chorar no meio do livro. Outra coisa interessante é que ele dá uma especie de "auto-ajuda". Sério, eu me senti um poço de auto-estima quando li esse livro. Ele te dá um chacoalhão do tipo: "ACORDA MINHA FILHA, VOCÊ É LINDA!". E foi uma delicia! Me senti melhor como mulher, como namorada, como filha, foi muito bom pra mim! Me fez não ter medo de envelhecer, me ajudou a me sentir feliz com as coisas que eu tenho hoje (e parar de sentir vontade de comprar roupas novas toda hora) estou até controlando mais meu consumismo desenfreado e tudo por causa desse livro.
Por fim, acho que toda mulher deve ler. É muito bom ser feliz consigo mesmo e se eu puder, vou espalhar meus votos contra a ditadura da beleza e a revolução da mulher.
PS: MARCAS QUE ESTÃO TENTANDO MUDAR A DITADURA DA BELEZA COLOCANDO MULHERES COMUNS NOS COMERCIAIS E QUE EU RECOMENDO:
DOVE, NATURA E AVON
quem tiver alguma outra pra indicar, vamos compartilhar! Ajude-nos a combater essa coisa péssima que é a mídia e o padrão que ela nos impõe.
Classificação:
   

Quotes:
1 - " Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras"
2- "A vida é um contrato de risco. Você pode conviver com milhares de animais de outra espécie e nunca ter problemas, mas se conviver com um ser humano, por melhor que seja a relação, haverá problemas e decepções"
3 "Quando a luz é intensa, antes de iluminar o caminho ela ofusca os olhos"
4- "Consuma menos produtos e mais ideias!"
5 - "Lutamos para que os políticos sejam honestos. E nós?"
6- Quem vence sem risco e sem dor triunfa sem glória"

7 comentários:

  1. Adorei a resenha e apesar de não gostar muito do autor falarei dele para minha mãe que adora ele! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Oba.. A resenha!
    Acho que só li um livro do Augusto Cury, "Filhos brilhantes - Alunos fascinantes" e confesso que adorei o livro <3

    Gostei da ideia deste livro.

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Augusto Cury.O pior é ver que tem gente que apoia e defende essa coisa do padrão de beleza,tem o tipo de pensamento que se a pessoa é gorda,por exemplo,e coloca uma roupa que mostra mais isso a gente tem mais que zoar e falar.Nossa!O que eu tenho a ver com a vida e a escolha dessa pessoa?Adorei o tema.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adorei a resenha. Do autor eu só li (entre aspas) O VENDEDOR DE SONHOS, na qual não consegui terminar. Bem, o fato é que o autor escreve em um formato bem reflexivo, e isso é muito bom... fazer com que o leitor pense acerca de questões importantes. Há um outro livro dele que quero ler... enfim, é sempre bom compartilhar experiências de leitura. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sou a maior fã do mundo do Augusto Cury, mas tenho de admitir que ele é um GRANDE escritor. Já li dois livros dele.
    Mas esse livro parece LINDO! Sou feminista também, assim como você. Meu namorado morre de raiva, porquê até pra pagar o cinema pra mim a gente briga... Não gosto :b Mas né? uahuahuahua
    Fiquei curiosa. Parece maravilhoso! ♥

    ResponderExcluir
  6. Srt. é muito interessante essa pesquisa e esses números que você mostrou de acordo com o livro. Incrível como somos totalmente influenciáveis (não acredito que isso seja um problema exclusivo da mídia), e nós mulheres temos um problema a mais que é o "tenho que ser bonita"... bonita? o padrão de beleza muda... Centenas de anos atrás o bonito era ser gordo, agora é ser magro! Mas tenho muita fé, que daqui alguns anos o bonito vai ser ser quem você é. Acho óótimas as propagandas que você comentou, lembro mais da dove, que tinha mulheres de todos os tipos mesmo!rs... Acho que já estamos evoluindo... é um caminho lento!
    Gostei da indicação do livro, e achei ótimo ele ser narrado como um romance, me atrai mais!
    Você já viu um livro chamado a história da Beleza? É do Umberto Eco, acho que você vai gostar!! eu tenho o História da Feiura, do msmo escritor! É muito legal!!
    Putz, pra variar me empolguei!
    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju,
      como é que você me indica um livro de $140,00 menina? quase caí pra trás kkkkk

      Excluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).