segunda-feira, 10 de junho de 2013

A bela e a Fera + A via crucis do corpo - Clarice Lispector


Faz tempo que li esses livros, mas eu postei só agora porque tenho muitas resenhas ainda pra postar. Depois desses li: A metamorfose (KAFKA). Tenho bastante coisa pra ler ainda, tô folheando "O livro das ilusões" e gostando muito.
Li dois livros de contos da Clarice , primeiro porque eu estava precisando de contos (livro fino+dinâmico) então escolhi dois lindos, "A bela e a fera", uma obra mais light, e "A via crucis do corpo", uma coisa mais polêmica. Vamos a elas.

A bela e a fera: Bom, costumo comparar todos os livros de contos de Clarice com "Laços de família" e confesso que me decepcionei um bocadinho. Eu particularmente amei dois contos, "Historia Interrompida" e "A bela e a fera", o mais genial de todos. O livro acaba que você nem vê, lí em dois dias, rapidinho. Mas os outros contos para mim não me surpreenderam, afinal eu estou sempre esperando mais da Senhorita Lispector. Se me perguntassem se eu recomendo, bom sim, mas se você não é fanática feito eu, leia Laços de Família, que é mais clássico e melhor. Logo: 

A via crucis do corpo: Muita gente falou pra mim não ler. Mas eu Lí. E não me arrependi, nem um pouquinho.  Achei incrivel. Sério. São contos meio pesados (totalmente pesados), há lesbianismo, sexo, vingança, tudo que há de mais  polêmico, mas Clarice foi genial no livro. Não sei nem ao menos dizer quais eu gostei mais, mas sem dúvida "O corpo" é o melhor. Também gostei muito de "Dia-após-dia" onde a autora (minha Miss Lispector) se confunde de personagem, e dá até a entender que já está doente (Clarice teve câncer, mas a doença só veio a público após seu falecimento). Esse sim, eu amei.

5 comentários:

  1. O via crucis do corpo parece interessante,gosto de livros com essa descrição.Vai para minha lista.(Q ta enorme.)Curti!

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dos dois, eu tentei ler os livros da Clarice mais tinha uns 10 anos e não entendi nada dai nunca mais tentei, vou ver se leio esses
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, leia tudo que conseguir. Os indicados e os não indicados. Só assim vc mesma vai saber o que agrada ou não. Cada leitor é único! Beijos e ótima semana. Ah, tudo que a Clarice escreveu vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Amooo Clarice! Essa mulher é tudo de bom...ainda não li esses livros, mas quero muito.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
    P.s.: Desculpe a demora em responder o comentário. Fiquei sem acesso á internet, mas agora já estou de volta! \o/

    ResponderExcluir
  5. Oi Srt.!!
    Adoro quando alguém fala para não ler ou não assistir alguma coisa, pois sempre me surpreendo!
    Fiquei interessadíssima em ler a via crucis do corpo. Tô com um livro dela pra ler já tem um tempo "Crônicas para jovens de amor e amizade", mas preciso terminar os que eu já comecei,se não eu me perco!! hauahuah

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).