quarta-feira, 26 de junho de 2013

Saiba mais: ser mesária.


Fui mesária nas ultimas eleições. Gosto de exercer a minha cidadania, voto desde os 16. Quando tirei meu titulo, várias pessoas (hoje manifestantes) disseram que eu era louca, de participar de eleições. Mesma coisa aconteceu quando fui ser mesária.
A verdade é que, é legal acompanhar as eleições de perto, saber como é feito. É legal participar do nosso sistema eleitoral. Então se vocês gostam de "fazer algo pelo país", vou explicar aqui o que é ser mesária e claro, as suas vantagens.

1. Privilégio em concurso público:
Se você ficar empatado, esse é um dos critérios de desempate.

2. Abono trabalho / escola
São dois dias para cada trabalhado. 2 pelo treinamento, 2 pelo dia das eleições. Como eu tive segundo turno na minha cidade, fiquei 6 dias em casa 8) . É um domingo que você perde trabalhando, mas que vale por dois dias.

3 . Vale Refeição
São 22 reais. O pessoal reclama desse valor, mas aqui em SP dá pra comer tranquilo com ele. 1 hora e meia de almoço, mas isso é bem negociável, depende de com quem vc está trabalhando.

É claro que muita gente acha que é bobagem, mas eu me senti bem. Fora que você fica por dentro de quem ganhou na sua Zona/seção antes da mídia noticiar o resultado final. É claro que tem a grande desvantagem de ser um domingo que você poderia estar em casa. Mas acho que se mais pessoas fossem voluntárias, mais gente entenderia como é o nosso sistema eleitoral, mais pessoas gostariam de exercer cidadania.
Logo, corrigindo o que eu escrevi no ultimo post sobre as manifestações, o Brasil não estava melhor dormindo, mas ainda falta MUITO pra ele acordar. Acredito que não é só sair na rua e protestar sem saber o que está acontecendo, mas, saber a história do nosso pais, saber como funciona o nosso sistema eleitoral, enfim, saber ser Brasileiro e não só cantar o hino.

Espero que pensei com carinho.
Para se inscrever é só entrar no site: http://www.tse.jus.br/
Claro, a maior parte das vezes eles te madam pra seção onde você vota (ou ao menos pra mesma zona). Caso contrário mandam pra alguma escola perto.

8 comentários:

  1. Nunca tive curiosidade para ser mesária, mas isso mudou quando li sua postagem!
    Vou procurar saber como funciona aqui em Campinas

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui mesária e fica até difícil, porque voto em outra cidade. Mas, caso eu fosse, seria sem problemas.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  3. Srt! Não sabia que era critério de desempate em concurso público... super interessante!
    Eu nunca fui mesária, tb nunca me passou pela cabeça, mesmo achando O máximo ir votar!rsrs sério!
    Sabe que eu fiquei com raiva de mesário, qndo um namorado meu foi mesário e ficou de tititi com uma outra mesária lá! Cheio de gracinha!! ahauhauha Depois passou!
    Eu nem sabia que eu poderia me inscrever, achei que vc era convocado, assim do nada! Divertido! Vou procurar saber mais!

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk você eh um barato Ju. Agora você vira mesária, e fica de tititi com um mesário bem bonito também. Kkkkk bj

      Excluir
  4. Mona, confesso que nunca tive a menor vontade de ser mesária. Pra mim, o lado ruim supera e muito o lado bom.. kkkk mas depois dessa sacudida que tivemos em relação ao nosso país, me atentei pro fato de que a mudança tem que começar nas urnas, no abandono do nosso jeitinho brasileiro.. Enquanto não for assim, nada vai mudar. Adorei saber mais sobre. E parabéns pela disposição! =)

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  5. Menina!Não tinha ideia que em um concurso o fato de ter sido mesária é critério de desempate,achei legal.Eu nunca fui chamada para ser,ja ouvi dizer que vc pode se voluntariar,mas eu sou um pouco ruim para lidar com pessoas.Gostei de saber mais sobre o que é ser mesário.

    ResponderExcluir
  6. Novidade isso pra mim, sinceramente. Mas vou ficar ligada agora. rsrs

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Bom final de semana
    :)

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ser, mas agora que completei idade pra votar, tem que ter 18 pra ser mesária?
    beijos

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).