quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eu, mulher, e a minha liberdade de vestir;


Você pode achar que as garotas que andam de shortinho e topzinho na rua são periguetes. Mas a partir do momento que você acha que por andar assim, ela deu liberdade para um mocinho gritar "gostosa" na rua, gata, tu é machista.
Eu, querida moça machista, posso concordar contigo que as tais "periguetes" estão loucas por atenção masculina. Posso concordar contigo que é mais vulgar do que sexy. Posso concordar até que as roupas usadas pelas famosas periguetes não auxiliam nem um pouco, e fica até estéticamente feio, mas me diga, moça machista, homem sem camisa é bonito? Se você respondeu sim, você é mais machista do que pensa.
Sabe, hoje passeando pela internet eu vi um carinha comentando em uma foto no facebook (que ilustrava uma adolescente de barriguinha de fora) os seguintes dizeres: "gostosa".Ainda olhando os comentários eu me deparei com: "A garota se insinua e ainda acha ruim?"... Bom, não é porque ela está com a barriguinha de fora que está dizendo: "FALTEM-ME COM RESPEITO, POR FAVOR".
Me lembrou o sério caso da garota estuprada, caso esse que recebeu o infeliz comentário do policial "Estava vestida como uma vadia, vai querer o que?". Bom, vocês lembram o que isso originou não é mesmo? A marcha das vadias é o movimento feminista mais forte e nunca "dormiu".
Sabe, acredito que nós mulheres, temos que ter mais respeito com nós mesmas. As vezes, a garota que você julgou pelo shortinho, está se sentindo super bem. Você vai vê-la passar, vai escutar os assovios, vai andar um pouco mais cheia de raiva, dizendo que ela "estraga a fama das mulheres brasileiras"... Então tu vai passar por um campinho de futebol, moça, e vai achar normal os homens jogando futebol sem camisa. Ainda vai admirar, mesmo percebendo uma porção de mulheres assistindo esses caras carentes de atenção feminina (ou você acha que só as mulheres buscam isso?). Sim, você vai achar normal trombar com um garoto de regata extremamente apertada no corpo, e mais pra frente, vai ver uma garota de regatinha apertada e vai olhar torto.
Isso, linda, é machismo. Isso, querida moça machista, é ser a favor da violência sexual, é ser a favor de homens nojentos que não sabem controlar o próprio desejo. É alimentar os caras "errados", que olham garotas cheio de pensamentos esdrúxulos, enquanto tem uma "fiel" em casa, sendo feita de idiota.
Talvez você, possa achar legal quando o tão sonhado carinha da acadêmia der uma piscadinha pra você, e te levar pra cama; Você vai gostar quando ele te pedir em namoro. Mas cuidado: pode ser que ele, o carinha que usa roupinhas apertadas, esteja olhando para a periguete e pensando "ela tá me dando liberdade, então"...

11 comentários:

  1. Confesso que o texto me fez refletir muito sobre meu comportamento diante das moças de shortinho e top.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Srt. Eu adoro qnd vc fala de assuntos "polêmicos" !! Então, concordo com grande parte das coisas q vc falou...mas sabe, eu não sei se é pq eu to ficando tia já, mas eu sou um pouco mais realista na questão do estupro e dos caras q gritam e falam besteiras na rua. O fato é, o mundo É machista e a rua está cheio de loucos, então por mais que vc se sinta bem usando pouca roupa, mesmo q vc tenha o corpo mais lindo do mundo e queira mostraá-lo por aí, vc corre o risco de sofrer nas mãos de gnt louca. Triste, mas é assim que é...e não sei se vai mudar...
    Eu sinceramente ODEIO que me falem coisas, mesmo que sejam fofinhas, tipo, oi bonitinha, bom dia gracinha. Eu já briguei com um velho e com um cara mais novo por isso... Eles não me conhecem, não sabe se eu gosto de ouvir isso... Só a admiração td bem, só olhar, o problema é a invasão, eu nunca vi, e me fala se vc já viu, uma mulher gritando para algum bonitão na rua, ô tesão!! Que tanquinho heim meu amor, agora eu lavaria minha roupa!! Eu nunca vi!! Acho isso péssimo, mas os caras fazem, e vc nem precisa estar de top e sainha!rsrsrs...
    Ótimo post Srt!!
    Bjos
    JuJu

    ResponderExcluir
  3. Acho tão idiota esses preconceito com roupas, cada um deve vestir o que te faz sentir bem e não o que os outros querem ver, acho que todos merecem respeito independentemente da roupa que está vestido
    beijos

    ResponderExcluir
  4. E qqdo o povo pensa que porque alguém usa roupa curta deve ser estuprada? era contra isso que o movimento femen lutava contra, eu sou super a favor
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É muito complicado essas coisas. Acho que todos tem liberdade de fazer o que quer, a própria palavra "piriquete", "vadia" ou "puta" são palavras que não deveriam existir, que só existem para nos rotular, nos julgar e limitar. Eu mesma bani estas palavras do meu vocabulário e isso foi recente. Pena eu ter deixado o machismo me "enganar" por tanto tempo. Cada um dveria ter a liberdade de fazer o que quer com o seu corpo, mas infelizmente são as próprias mulheres que disseminam o machismo, quando agem conforme vc citou no texto, ou as próprias mães aprendem a criar filhos machistas. Uma pena. :/

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses seus posts "polêmicos".
    Mas Mona... concordo contigo em parte.
    Acho nojento essa cultura ridícula de quando a vitima se torna culpada pelo estupro, por exemplo, só pela roupa que veste. Acho nojento a cultura de que o homem pode ser animal irracional cheio de instintos e não deve ser muito culpado por isso.
    Mas... Eu não consigo respeitar muito uma mulher que se veste e age de forma vulgar. Existe uma diferença muito grande entre ser vulgar e sexy e até as suas atitudes revelam isso. Talvez eu seja machista ou antiquada, mas acho que nossas roupas falam muito sobre quem somos e o que queremos, assim como você reconhece prostitutas pelas roupas... É um pouco do que você disse também, que a mulher deve se dar ao respeito (e o homem também!). E poxa, uma mulher que se veste e age assim SABE do poder que tem. Ninguém é ingênuo assim pra se vestir de forma sensual sem ter intenção de provocar olhares ou pelo menos ser admirada. Sem contar que, na maioria das vezes, essa são as mulheres que fazem as "fiéis" que ficam em casa de trouxa, como você disse.
    Eu apoio e sou a favor do movimento feminista, mas acho que deve haver um senso para tudo, até porque vivemos em sociedade.
    Um exemplo: quando saiu o escândalo da Geisy Arruda que foi hostilizada por usar vestido curto, ok, entendi, tá certo. Foi errado. Mas aí, na UnB onde eu estudo, um grupo de umas 50 meninas ficaram peladas, em nome do movimento feminista, usando cartazes e apoiando a Geisy Arruda. Entraram na Reitoria, nuas, pedindo que a UnB se posiciona-se a favor da Geisy.
    Que diacho a UnB tem a ver com isso? E quem é obrigado a vê-las peladas? E se fossem estupradas, que motivo teriam para argumentar?
    É só o que eu digo, que o movimento é justo contra o machismo intrínseco à nossa sociedade, mas que acho errado as mulheres usarem isso para fazer o que quiserem.
    Mas concordo com o que você disse, menina.
    Porque mesmo apesar de tudo isso, de forma alguma a roupa de alguém deve ser motivo de qualquer tipo de violência - física ou moral. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não sabia disso da UNB, nem nunca tinha ouvido falar.
      Foi como eu disse AnnaJu... eu acredito que o que tem que haver é respeito. Se por exemplo, eu fosse um homem, eu jamais me interessaria por mulheres que se vestem de forma vulgar pra chamar a atenção (em alguns casos, eu acho que a roupa é sim, transparencia de caráter). Mas, não é por isso que eu torceria o nariz, faltaria com respeito. Se elas estão se sentindo bem assim, aposto que tem homens e homens que fariam o estilo delas.
      Meu estilo de me vestir é diferente. Mas procuro não torcer o nariz pra quem gosta de ser "igual"

      Excluir
    2. http://noticias.terra.com.br/brasil/alunos-da-unb-tiram-a-roupa-em-apoio-a-estudante-da-uniban,b2c168f40d94b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

      Pois é, menina flor. :/ Meu único problema com essa coisa toda é quando transformam um movimento digno tipo esse ou qualquer outro em baderna. Tipo o que aconteceu com as manifestações. :/ Mas concordamos então... Também acho que o respeito é a solução pra tudo nesse mundo, inclusive nisso. E apesar de não gostar desses tipos de roupas e atitudes, é o que você disse também: ninguém tem o direito de faltar com o respeito de forma alguma!

      Meu estilo de vestir é diferente também. Meio "menininha" e eu gosto. Cada um é um, né?

      Excluir
  7. Concordo com tudo que vc falou! Tá faltando respeito demais entre as pessoas. É diferente. As pessoas tão misturando tudo e não tão sabendo lidar com o espaço do outro. :/

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  8. Olha, estou lendo isso e pensando "entendo perfeitamente".
    Eu sofro por ser negra, ter pernas grossas e adorar usar uma roupa curta. Sem falar do fato que gosto de falar alto, e sou a pessoa mais literal que alguém pode conhecer. Fazer o quê, né.

    Esses dias estava na sala de aula, e me chamaram lá fora.
    - Ei menina, tudo bem?
    - Tudo, e você?
    - Também.
    - Vem cá, você quer dançar com a gente na Quarta Cultural? (evento da escola)
    - Danço, uai. O que vai ser.
    - Funk.
    - Não danço funk.
    - Sério?
    - Seríssimo!
    - Por que?
    - Não gosto, morro de vergonha.
    - Olha a sua cara, tá com vergonha nada.
    - Claro que estou, e não vou dançar funk na frente de todo mundo.
    - Ah, tudo bem.
    - Então tá bom.
    - É que a gente viu seu jeitinho e pensou que você quisesse.
    - Como assim meu jeitinho?
    - Uai, seu jeito.

    É claro que eu cortei logo, né.
    O-dei-o esteriótipo. Quero ser negra, extrovertida, usar short e não parecer uma funkeira. É direito meu.

    ResponderExcluir
  9. (digitei um comentário enorme e quando fui logar apagou, enfim)

    Quero ser negra, extrovertida, usar as pernas - grossas - de fora e não me taxarem de funkeira. Odeio esses esteriótipos. É um direito meu.

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).