terça-feira, 17 de setembro de 2013

Síndrome do pânico / ser mulher em nossos tempos


Quando eu tinha 13 anos ví um cara bater na bunda de uma menina no meio da rua. Ela ficou hiper constrangida além de com medo. Eu era acostumada com os "fiufius" já, por sempre ter parecido mais velha (tenho esse tamanho de hoje desde os 12 anos, hoje em dia eu sou "normal", mas antes eu era a "girafa"). A questão é, se acontece com outras pessoas, porque não pode acontecer comigo? Daí começa toda a saga do meu medo.
Eu morro de medo de qualquer tipo de assédio. Qualquer homem que se aproxima, eu me alarmo. Por exemplo uma vez, em que eu andava na rua e um carro com uns 3 ou 4 homens pararam do meu lado (e estava deserto) e começaram a dizer coisas obscenas. Corri tanto quase deixei meu celular cair (e olha que o vidro dele já tá trincado).
Com 4 homens na mesma calçada, com certeza eu troco o lado da rua. Odeio escutar coisas, e quem é mulher sabe que com 4 homens numa calçada, você de short num dia de verão, é IMPOSSÍVEL não ouvir nada. Nem você não tendo corpo nenhum ou tendo 12 anos (acreditem, minhas primas dessa idade já escutam).
Uma vez eu estava parada num ponto de ônibus e um buso escrito reservado parou. Não tinha ninguém lá dentro e o motorista insistia pra mim subir de todo jeito. Eu nem tinha dado sinal. Pensa em alguém que achou que ia desmaiar? Fiquei lá discutindo com o sujeito até que finalmente outra pessoa chegou no ponto e viu o estranho dialogo (sobe linda/ num subo), e ele resolveu ir embora. Não antes de me xingar "então fica ai mofando, sua vadia".
E eu não sei o que fazer sobre isso. Nem sempre fui assim, já fui bem legalzinha e confiava em todos os homens que apareciam. Mas hoje se me pararem na rua eu nem olho, nem quando tá pedindo informação.
Sei lá qual é a moral desse post. Só é como é difícil ser mulher, poder estar confortável com seu shortzinho ou sua sainha sem ninguém achar que você tá "querendo", nem que pode te assediar. Ou querer me obrigar a usar saia longa, vestido longo, calça e só, tudo porque  alguns homens são animais incontroláveis, e porque mulher tem que "se dar o respeito" (homem já nasce merecendo respeito, mas mulher tem que "se dar o respeito" né? ¬¬). É isso.

20 comentários:

  1. Quando a gente para pra pensar nessas coisas, ta tudo errado de tantos lados, né? Parece um ~peso~ sobre a mulher que não precisamos carregar. Não podemos vestir a roupa que queremos, mesmo em dias quentes, temos que estar sempre alertas, e, se a gente ~se dá ao respeito~ aí somos vadias, gordas, mal amadas.
    É meio que não ter para onde fugir.

    Eu te entendo, até mesmo sobre o medo. Afinal, plantaram isso na nossa cabeça nesses dias de hoje. Pra onde a gente vai fugir?

    Um beijo <3

    <a href="http://www.kvcomvoce.com>www.kvcomvoce.com</a>

    ResponderExcluir
  2. Tenho péssimas notícias: isso não vai mudar. Vamos criar nossas filhas neste contexto. A unica forma é educarmos nossos filhos homens para não se tornarem machistas, o que é difícil... Vejo pelo meu sobrinho, mesmo sem querer minha mãe e irmã o tornam machista, quando apontam uma mulher semi nua na TV e falam pra ele "nossa, ela tá pelada, que feio", e ele fica todo envergonhado e falando "minima feia, poe a roupa".
    Ou seja, provavelmente ele vai crescer achando mulher com essa roupa vulgar, ou achando ser algo proibido, etc... e provavelmente vai chamar a atenção dele, vai olhar e quem sabe mexer.
    Enfim, este é apenas um exemplo de uma pequena atitude que tomamos e nos faz criar homens machistas. :/

    ResponderExcluir
  3. Eu te entendo, Mona. Eu sou mulher também, né? :/
    Sinceramente, nem sei o que falar sobre isso não, mas eu também sou assim e isso só me dá mais nojo da coisa toda. Viver com medo, andar pelas ruas com medo. De noite, sozinha? Em becos ou ruas escuras? Em estacionamentos vazios? Elevador só com homem?
    E o pior é que não tem muito o que possamos fazem nessa sociedade bastarda e machista.
    Ei, sei que o tema nem é esse de faaaaaaaato, mas leia essa reportagem (http://petdirunb.wordpress.com/2013/07/30/o-nojo-do-gozo-que-nao-participei-sobre-estupro-e-outras-formas-de-machismo/). É de um grupo de estudantes de direito lá da UnB, onde eu estudo e onde tem estupros tipo toda semana, infelizmente.
    Dá vontade de chorar. :/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu texto! Tava com saudade do mundo dos blogs! Voltei à ativa! rsrs

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre ando na rua de olho em tudo e observando todas as pessoas.
    É sempre bom se proteger! Que bom que você não entrou no carro.
    Beijos!

    Visita quando der:
    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo completamente o que você quis dizer, sei bem como é isso desses homens muito sem noção


    Beijos ;*
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  7. O miserável te chamou de vadia? Ah, meu... esses homens são uns animais. Tá tudo muito, muito errado na nossa sociedade. Cadê a igualdade de direitos? Cadê homem se dando o respeito e não sendo um bruto-grosseiro com as mulheres? ¬¬
    {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
  8. Eu ando me vigiando porque sou um pouco medrosa em relação a isso. É realmente dificil ser mulher nos dias de hoje.

    Beijos,
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post, aqui em Salvador é praticamente um inferno, os homens não deixam nem você respirar, toda hora tem um procurando coisa. O pior é ter que ouvir palavrões quando não se dá nenhum ibope. Acho que as crianças de hoje tem que ser educadas para se respeitarem mais, se tem uma frase que odeio é: "Segurem suas cabritas porque meu bode está solto!"

    http://rockcomluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho uma PUTARIA, com o perdão da palavra, o comportamento de certos tipos de homens. Existem certos "elogios" proclamados por esses seres que são mais ofensivos que xingar a mãe. O pior são quando eles ainda se sentem revoltados por receber um um fora de volta... Acredito que ser mulher sempre foi difícil, e cada época tem a sua dificuldade... Conviver com esse excesso de "liberdade de expressão" é uma das dificuldades que as mulheres do século XXI tem de suportar, mas, ainda bem, que hoje podemos retrucar a altura, e estamos começando a divulgar melhor nossa maneira de ver o mundo, e como certas coisas são injustas para o nosso gênero... O mundo tem que mudar né gente?

    Beijos =*

    http://alacazaam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sei exatamente como você se sente. O PIOR de tudo é que todo homem pensa que TODAS as mulheres se vestem para eles. TODO HOMEM PENSA QUE MULHER QUE SAI DE SHORT É VADIA. Porra, eu me visto como me sinto bem! Não é porque estou de short que você vai conseguir alguma coisa comigo. Isso é uma falta de respeito, de caráter. Antigamente esse tipo de assédio era associado aos pedreiros (nada contra a profissão). Hoje em dia, todo homem que vê uma menina se transforma em pedreiro e começa aquela ladainha que nós conhecemos muito bem.
    Geralmente eu mando o cara se foder e continuo meu rumo, haha.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  12. Hoje mesmo eu estava parada num ponto de ônibus e um senhor virou pra mim e disse: - Que peitão hem? E eu com raiva respondi: - O seu também é, quer meu sutiã emprestado?
    E ele saiu sem graça, mas eu corri o risco de no mínimo levar um murro né.
    Assédios são um horror e me fazem lembrar de um dia triste. Ate escrevi sobre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Putz, nem fala,por isso não sou a mais simpática das pessoas quando ando sozinha na rua, mas apesar da antipatia não me livro sempre, é nojento e uma cantada é sempre respondida por mim com um "vai pro inferno." Não acho que o tipo de roupa é o que define esse tipo de comportamento, pois na maior parte do tempo uso roupa social e acontece. Não precisa entrar em um pânico,mas os cuidados que você toma são bons. Nos dias de hoje nunca se sabe.Mas é pior na India. :(

    ResponderExcluir
  14. Entendo tudo o que você falou. Poxa, é tão chato isso de ter que mexer na sua própria vida por falta de respeito dos outros. Sério, tem gente que não tem NOÇÃO e merece ter um choque de realidade para parar com isso. ><

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. O maldito machismo nosso de cada dia. Mas, mesmo com tudo o que relatou sendo real, não se permita sucumbir em seu medo.
    Sempre pense em sua segurança, como tem feito, mas não permita que o medo domine você.
    Isso pode ser um caminho de regresso difícil.

    Beijos,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.com

    ResponderExcluir
  16. Concordo com tudo.
    Tenho só 11 anos e você nem imagina o que escuto!

    Estou seguindo,
    retribui?
    http://soudivapqs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, nem sei o que dizer.

    Homens não prestam para nada.

    beijinhos fofos <3

    http://maquilhagemesmalte.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. bom se voces não andassem provocantes, não ecitariam os homens, o homem tem um estinto selvagem nesse sentido, são predadores, o homem é atovo ,a mulher passiva, são tarados por natureza, deixem de querer andar mostrando suas partes intimas do corpo com roupas indessentes que eles não vão mexerem com voces, agora voces provocam.

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).