segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como largar (de vez) a química.


Fiz este post pela quantidade de lindas me perguntando como eu consigo este resultado com meu cabelo. Faz 1 ano e 6 meses que eu larguei a química e realmente ele está enorme e tô aprendendo no dia a dia como faz pra deixar ele ondulado, sem volume, etc. Tem gente que acha que é chapinha, botox capilar, etc etc
Não, galera. Tá 100% natural e eu não estou me gabando ao dizer isso, porque ainda tenho muito o que melhorar. Mas o que eu posso dizer é que minha vida mudou depois de largar as dorgas as químicas. É horrível não poder entrar na piscina, não poder lavar o cabelo 15 minutos antes de sair de casa, ter que secar o cabelo com secador naquele calor de janeiro; Fora o sentimento de que você está sempre se escondendo e a vergonha quando realmente você tem um monte de coisas pra fazer e simplesmente não deu tempo de deixar ele lisinho. Então vamos aos passos:

1 - Tenha certeza.
Não é vergonha nenhuma você gostar de chapinha, gostar de ter um cabelo que não nasceu contigo. Você pode muito bem gostar de cabelo liso e acabou, ninguém tem nada a ver com a sua vida. Mas se você quiser passar pela transição e ser cacheada/ondulada novamente, você tem que ter certeza que está fazendo isso por você e não pelos outros, e então seguir em frente.

2 - Perder alguns preconceitos: 
Dentre eles:
Cabelo enrolado necessita de muito creme pra ficar no lugar: mentira. Você pode só secar, pentear com um creme pra pentear e sair. Não é necessário pingar o cabelo de creme, ficar fedendo a seda (e incomodando as pessoas no ônibus). 
Cabelo bom é sem volume: outra mentira. Quanto mais volume, melhor. Cabelo com volume é totalmente saudável. E fica lindíssimo.
Dá mais trabalho que cabelo liso: mentira. Cabelo liso além da fortuna que se gasta com química (mesmo quem já tem ele liso) é necessário secar, passar a chapinha, se tiver franja fica horrorosa se estiver enrolada, etc. 
Não dá pra fazer penteados: Mentira absurda. O que é mais lindo é penteado em cabelo enrolado. E é muito versátil. Quando você precisar fazer a escova, fica hiper diferente.

3 - Parar totalmente a química
A química é um mal terrível para os cabelos. Não existe quimica fraquinha, pare com o botox, a progressiva, nem vem com essa de: ah é só uma hidratação (?) não! química não hidrata! Botox não é hidratação! é veneno cancerígeno, e você poe na cabeça. Fuja de todo o formol. A transição é dificil, mas aguente firme!

4 - Vitamina T
Tesoura! é sua melhor amiga. Eu cortei no queixo, chanelzinho, quando decidi parar a química. Mas você pode ser menos radical e cortar aos poucos! Prefira os cortes bem repicados, pra diminuir o volume.

(eu em novembro de 2012).

5 - Hidratação!
O cabelo enroladinho é seco demais. Portanto, é necessário hidratação e mais hidratação para fazer ele crescer firme. Ampolas são uma boa opção para quem quer resultados rápidos, pois não precisam de enxague.

6 - Aguente!
Vai ter gente que vai olhar torto, vai emburrar, vai te fazer comentário idiota, mas aguenta! que você estando suficiente para você mesmo, não precisa de ninguém.

É isso. Qualquer coisa pergunta!

41 comentários:

  1. seu cabelo está lindão mesmo!!
    um beijo ^^

    ResponderExcluir
  2. Seu cabelo está muito lindo e com brilho. Continue com ele assim, ta maravilhoso.

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :) )

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu cabelo! É bom a gente sempre ta dando m tempo na química... o tempo todo, só resulta em um cabelo estragado!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando li o título JURO que pensei em largar a química no sentido de drogas hahahah vê o que é a pessoa com sono, né? Mas enfim, achei ótimas as dicas, seu cabelo tá maravilhoso assim


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. menina, seu cabelo está MARAVILHOSO! nada de quimica nesses fios nunca mais hein


    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Seu cabelo é lindíssimo não tem porque esconder.
    Beijoos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, eu larguei a quimica também...
    Seu cabelo é lindo assim!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu imagino como deve ser difícil, mas sou fã de cabelo natural! Nunca teria coragem de pintar o meu! rsrs :~~

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  9. Dicas super importantes para quem quer largar a química, eu passei por cada etapa, só o da tesoura que fui mas devagar.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  10. Seu cabelo está lindo, flor. Eu não uso formol, mas não consigo largar a chapinha, já tentei deixar os cachos voltarem e não tive paciência, quem sabe um dia eu crie coragem. ;) beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Arrasou! Eu li o passo 3 como se fosse a minha mãe falando! HEHEHEH Tenho mto o que agradecer aos meus mais, que nunca deixaram eu usar química quando eu queria. Agora que eu tô crescida, eu mesma que não quero. Eu acho lindo cabelos com cachos. Sou dessas que odeia secador, e também gosto de poder tomar banho quinze minutos antes de sair.

    Tá lindo seu cabelo!

    Um beijo
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  12. O seu cabelo está lindo e parabéns pelo post!
    Obs: Referente ao post da cera depilatória Neorly tem para as pernas sim,eu tive a oportunidade de testar e em breve vou publicar um post sobre ela ok?!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu sou super contra química também, acho bem mais lindo (e saudável) o cabelo natural. E também sou fã de volume, vivo desejando mais volume para o meu cabelo!!!

    ResponderExcluir
  14. Seu cabelo esta lindo mesmo, o meu é bem mais cacheado, então ele precisa de um creminho pra pentear para aguentar o dia, mas realmente, não precisa usar meio quilo de creme para ficar o lugar.E tem que assumir se, não adianta largar a química se gostar do lisão.

    ResponderExcluir
  15. Excelente seu post. Expressou todas as dicas e que há sim possibilidades de deixar o cabelo bonito!
    bjoka diadebrilho.com
    Instagram @diadebrilho

    ResponderExcluir
  16. Perfeito seu post! Me identifiquei muito! Passei mais de 2 anos sem sair de casa sem o "cabelo chapado", mas mudei de vida e não me arrependo! O melhor é que o cabelo ondulado/cacheado tem muito mais personalidade, fica mais estiloso nas fotos e quando você quiser mudar é só fazer uma escova e pronto, todo mundo já te acha diferente rs
    Mas o seu cabelo é muito perfeito, viu? :O

    ResponderExcluir
  17. Eu lembro que comentei aqui que tinha parado com a química. Ai ele cresceu, cortei curto e ficou VRIGEE de novo. Ai ele ficou muito volumoso e eu não dei conta e fiz progressiva de novo... my bad....
    Não cumpri muito bem o ítem 6 hahaha que bad.
    Mas eu tô feliz com ele neste corte e com a progressiva que deu uma baixada no volume. Infelizmente ainda dependo de secador. :/
    Ótimas dicas e seu cabelo está lindo deste jeito, e enorme, cresceu muito!

    ResponderExcluir
  18. Eu demorei muito tempo para deixar meu cabelo natural, eu fazia luzes desde os 12 e depois passei a colorir. Até hoje sinto muita falta, mas estou gostando do meu cabelo natural. Adorei seu post!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  19. É uma decisão bem difícil mesmo, já pensei várias vezes em fazer isso mas sei que tenho que estar focada! Admiro quem faz e consegue! Seus cabelos estão lindos!
    O blog voltou hoje \o/
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  20. O meu fazem dois anos que não vê química e não arrependo..porém meu cabelo é liso e ondulado ele ainda não se decidiu em qual vai ficar e por isso eu fico chatiada kkkk e faço prancha.
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Muitooo bom o seu post =)
    Tenho cabelo liso, então não vivencio isso...
    Mas acho tãooo lindo quem tem, que sempre que quero fazer algo diferente, opto pelos ondulados...rsrsrs...

    Beijinhosss!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas para largar a química e o sue cabelo está lindo heim.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post , meu cabelo só tem química de tintura e descoloração , e to tentando voltar ao natural , quem sabe fica lindo igual o seu =)
    E não deixe de participar do
    Sorteio de um kit de produtos Flores Vegetais
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  24. Meu cabelo é liso natural,mas tem aqueles frizz que me matam,se eu lavar e nao secar eles insistem em aparecer,isso também é por conta da química?Tipo tintura,só isso que faço!Seu post foi ótimo,amei.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  25. Já faz alguns meses que não passo química nenhuma no meu cabelo. E ultimamente tenho variado em usá-lo com cachos ou lisos, mas nas últimas semanas tenho saído mais com eles cacheados e, tenho adorado.
    Beijinhos
    :)

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  26. Dicas muito boas..
    Eu acho maravilhoso quem assume os cachos *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Srt!!!

    Só acho que o liso é mais fácil de cuidar quando for natural, fora isso realmente é um trabalhão, eu gosto do meu, pq não dá trabalho nenhum, ou talvez eu que não cuide tanto assim!rsrs... Mas acho que as pessoas deveriam assumir o cabelo que nasceu com elas. Tenho visto na rua muitas meninas negras, com aqueles cabelos "pixaim" montado no Black Power, com uma flor na lateral, eu simplesmente PIRO!!! elas ficam divinas!!
    Acho que não cabe a ninguém ficar palpitando o cabelo dos outros, como você disse, cada um gosta de uma coisa, mas eu acho que o natural é sempre o mais bonito...
    O Seu cabelo está lindo Srt!!

    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
  28. Gente, mal dá para acreditar!

    Seu cabelo é muito lindo mesmo, parabéns Pena que é difícil (é sim!) aplicar esses ensinamentos hehe: no meu caso, eu até gosto do cabelo ondulado, mas tenho muito frizz. Acabo fazendo uma selagem térmica =(

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  29. Eu gosto muito do meu cabelo do jeito que é hoje, mas eu também gostava antes, enfim! É uma decisão super difícil, mas o seu cabelo ficou lindo natural, cheio de brilho e volume *-*
    Beijinhos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  30. Seu cabelo está perfeitoooo!
    Meu sonho ter coragem de largar as luzes, não dou conta de ser natural mais não!
    Hehehehe
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  31. Mona amei seu post,estou tentanto me afastar da quimica,faz um ano que não faço nenhum tipo,mas não consigo acostumar com o meu cabelo cacheado... :(. Seu cabelo é lindo!beijos.

    http://www.vanessaquirino.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu uso química há muito e não tenho vontade de parar de usar, admiro quem ter força para ver o cabelo com duas texturas.

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  33. É uma decição dificil de se tomar, meus cabelos eram cacheadinhos e até hoje me arrependo do que fiz nele em relação as tintas e alisamento... Mais seu cabelo esta um arraso amore
    Convido você a conhecer meu blog, já sigo o seu. e criei recentemente o meu!
    BLOG - CANAL - PÁGINA

    ResponderExcluir
  34. Muita força de vontade, porque a principio é dificil tomar essa decisão.. Eu deveria faze-lo também!

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  35. Ai, a vitamina T que acaba comigo rs. tenho medo de cortar.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. ual amei o post, e super dica meu cabelo ocorreu o corte quimico a menos de um mês e sim estou cortando aos poucos e fazendo muita hidratação e ele está voltando a ter saúde.
    www.bibipizzetti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Seu cabelo tá uma coisa linda de viver Mona, sério. Acho um charme cabelo ondulado! Eu decidi voltar ao natural também, no meio do ano passado, e é com certeza uma das melhores coisas que já fiz. É deliciosa a sensação de poder lavar o cabelo a hora que quero, e não precisar ficar fazendo chapinha e escova no calorzão. Fora que os cachos viraram meu novo xodó. <3 Parabéns pela transição!

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  38. Sempre me bate aquela vontade de parar de colorir os cabelos, deixar eles crescerem "ao natural", mas quando passa três meses não aguento e apelo logo pra tintura hahahah XD Outra que acho que o tom natural dos meus fios ficam muito escuros pra minha pele. :(
    Seus cabelos realmente estão muito bonitos!

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).