quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Natal - ou amor de fim de ano.


No sábado (21/12) eu levei meu presente de natal para a Lívia Carvalho (12), moradora do abrigo Raio de Luz (localizado em Diadema, sp). Foram comigo meu namorado e minha cunhada Maria Clara (fazendo 7 anos hoje). Levamos também brinquedos para doação. Assim que chegamos, conhecemos a Bia (6) também moradora da casa, que abriu a sacola de brinquedos usados com a maior satisfação e distribuiu a todos os outros colegas de abrigo, fazendo jus da cor do brinquedo (cada criança tem sua cor favorita), separando por brinquedos de menina e menino, quem precisa mais e quem precisa menos, e assim por diante. Não sei a cena mais bonita que eu vi naquela casa naquele sábado a tarde. Se foi a felicidade no rosto daquelas crianças inocentes, se foi o dom de partilha exposto ali, se foi todos de perninha de índio sentados em volta de uma sacola de brinquedos, ou a extrema educação e simpatia de todos, dizendo coisas bonitas, me chamando para se sentar com eles, me oferecendo algo ou me agradecendo simplesmente pela visita.
Nós que no natal, passeamos no shopping (normalmente lotado e cheio de pessoas malucas por consumo), ganhamos presentes caros,  postamos nossos looks do dia, falamos da tia que já está gorda e mesmo assim continua comendo, ou simplesmente, por sermos de outra religião, atacamos o natal e passamos a noite praguejando sobre aqueles vizinhos barulhentos. Nos  esquecemos do verdadeiro sentido do natal: independente da religião, é uma boa desculpa para fazer o bem e reunir a família. Se você não acredita em Deus, no presépio, no menino Jesus ou em qualquer outro preceito religioso, use a data do Natal como desculpa para praticar o amor. Para reunir a família. Para doar algo que não usa mais.

Mas são 7 dias para acabar o ano e você nem precisa chamar de natal. Pode chamar de: amor de fim de ano, se quiser. 

5 comentários:

  1. Lindo seu texto Mona! Super concordo! Não comemoro o Natal mas também acho que as pessoas deviam aproveitar essa data pra fazer o bem para as outras!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!Eu tambem não comemoro o natal, mais acho lindo a solidariedade que se faz nessa época do ano!!!! Fico muito feliz por quem faz essas ações ainda mais com crianças!

    Bjs!
    http://vanessaquirino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem muita gente que coloca : presentes, papai noel e mesmas fartas de comida na frente do real sentido natalino

    ResponderExcluir
  4. Um texto muito bonito..
    feliz natal (atrasado) :)

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto *-* beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não gaste teclado: SE NÃO LEU, NÃO COMENTE. Também não tente me enganar: Eu percebo quando a pessoa não leu nada. (Aliás, tem gente que não lê nem isso aqui).